MÚSICA, DANÇA E DINÂMICAS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM INFANTIL SOBRE HIGIENE CORPORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Hábitos de higiene corporal, Aprendizagem infantil, Atividades lúdicasResumo
A construção de hábitos de higiene na infância é importante para a saúde
e qualidade de vida, sendo responsável pela prevenção de diversas doenças infecciosas e parasitárias, promovendo um desenvolvimento saudável.
É essencial que o incentivo à prática de higienização comece na infância,
fase em que muitas informações novas são absorvidas e levadas para a
vida adulta. Assim, objetiva-se, neste estudo, relatar a utilização da música,
da dança e da realização de dinâmicas como recursos para a aprendizagem infantil sobre os hábitos de higiene corporal. Trata-se de relato de
experiência, que se reporta para a realização de atividade de educação
em saúde com um grupo de 13 crianças, mediada por nove acadêmicas de
Medicina, com atividades lúdicas e interativas, como experimento químico
e roda de musicalização, que proporcionaram uma maior participação do
público-alvo, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem. Os participantes compreenderam a importância dos hábitos de higiene pessoal,
a função dos produtos de limpeza e o modo de usá-los, e participaram
ativamente de todos os processos realizados. Além disso, foi realizado o
experimento do orégano, no qual foi utilizado um recipiente com água e
orégano, e ao despejar detergente todo o orégano afastou-se do produto
colocado, demonstrando, assim, a importância dos produtos de higiene, e
facilitou o esclarecimento do assunto e a absorção do conhecimento sobre higienização. Portanto, é possível compreender o potencial das atividades lúdicas como ferramenta de ensino, promovendo, de forma criativa
e estimulante, o conhecimento sobre higiene corporal para as crianças.