FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES ACERCA DAS AÇÕES DE EXTENSÃO E DA PARCERIA SME/NATAL E A UERN
DOI:
https://doi.org/10.59776/2318-2350.2023.5312Palavras-chave:
Formação Continuada de Ensino Religioso, Docentes de Ensino Religioso, Prática Docente, Ciências da ReligiãoResumo
O artigo apresenta como tema a Formação Continuada (FC) em Ensino Religioso
(ER), focando no atual cenário do contexto potiguar, a partir do programa
de FC em ER realizado pela SME/Natal e a UERN. O objetivo geral da
pesquisa foi realizar uma pesquisa descritiva documental acerca da FC de
professores de ER em Natal/RN no período de 2021 e 2022 e assim averiguar
a contribuição da UERN na FC em função da parceria SME/Natal e o Departamento
da Ciências da Religião (DCR). Para referenciar a FC no ER e sua
relevância, utilizou-se como referência Damasceno (2015). A metodologia da
pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo com abordagem qualitativa
seguindo o percurso metodológico baseado em uma pesquisa bibliográfi
ca, descritiva e documental. A análise da pesquisa se deu por observação
direta das autoras perante os encontros formativos, registros adquiridos ao
longo das formações como os questionários avaliativos preenchidos pelos
participantes, quanto informações verbais e relatos dos docentes que se manifestavam
durante os encontros formativos. Com base nos resultados dos
itens avaliados, nota-se que o índice de satisfação do público girou em torno
de mais de 95%, e 99% dos participantes responderam que desenvolveram
novos aprendizados e conhecimentos ao longo do programa. A pesquisa indica
que a FC está cumprindo com o seu objetivo, que é a melhoria da prática
docente dos professores de ER.