ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA AMBULATORIAL EM SAÚDE DA MULHER: CONTRIBUIÇÕES DO PET SAÚDE-GESTÃO E ASSISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2318-2350.2023.5313Palavras-chave:
PET Saúde, Enfermagem, Assistência ambulatorialResumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) desenvolve
ações a fi m de estimular o fortalecimento do processo de integração
ensino-serviço-comunidade. A 10º edição, publicada para o período de 2022-
2023, teve como temática principal a gestão e assistência. Quanto à assistência
de enfermagem na atenção secundária, observamos a autonomia do profi
ssional enfermeiro perante a aplicação da Consulta de Enfermagem. Assim,
observa-se a importância da inserção do acadêmico na prática da assistência
durante a graduação. O objetivo do estudo é relatar a experiência de acadêmicos
de Enfermagem bolsistas do PET-Saúde Gestão e Assistência perante
os benefícios da inserção na prática ambulatorial em saúde da mulher. Trata-
se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por
acadêmicas de Enfermagem do 9º semestre do Curso da Graduação em Enfermagem
da Universidade Estadual do Ceará (UECE), durante as atividades
propostas pelo PET-Saúde. O período do relato compreende desde o início
das atividades em agosto de 2022 até fevereiro de 2023. Durante as atividades,
houve inicialmente a imersão das acadêmicas na assistência por meio
da observação da consulta realizada pelo enfermeiro, de modo a observar
os objetos de triagem usados para coletar os dados das pacientes. Posteriormente,
as acadêmicas foram submetidas na execução prática da consulta
de enfermagem e na coleta de citopatológico. Conclui-se que as experiências
vivenciadas pelas graduandas do PET-Saúde, ressaltam a importância da
existência de programas educacionais que incentivem a prática assistencial
de alunos da área da saúde desde a sua formação acadêmica.