LETRAMENTO DIGITAL PARA A PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marcelo Rossi Oliveira Araújo
  • Ceres Germanna Braga Morais

Palavras-chave:

Relato de experiência, Letramento digital, Pessoa idosa, Ação, Inclusão digital

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a importância do Letramento Digital, os benefícios que podem trazer, as dificuldades que foram enfrentadas ao longo do processo, refl etindo como se faz necessário atualmente para as comunidades, principalmente aos idosos, possibilitando a sua inclusão digital, pensamento crítico e lógico. O letramento digital envolve competê ncias como compreender, assimilar, chegar a um conhecimento, a partir de práticas de leituras, releituras de informações e a escrita, a fi m de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação como benefício na vida pessoal e coletiva, tendo papel transformador socio-economicamente na vida daqueles que são letrados. Dado que, cada vez mais vê-se a necessidade de desenvolver estratégias e projetos que possibilitem aos mais diversos públicos o letramento digital, dentre estes, as pessoas idosas. Diante disso, esse relato de experiência apresenta o desenvolvimento de uma ação de extensão, denominada Letramento Digital, pertencente ao projeto de Extensão Uern Ação, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ocorrida em duas instituições na cidade de Mossoró - RN, a ação tem como foco o letramento digital da pessoa idosa. Para tanto, apresentamos a metodologia utilizada para a realização da ação, desenvolvemos um Planejamento de Ensino Semestral de Letramento Digital e o Planejamento do Curso de Letramento Digital, para atender o público-alvo. Para fundamentar, desenvolvemos um levantamento bibliográfico sobre o tema, e realizamos uma coleta de dados, por meio de entrevistas, com os alunos envolvidos na ação. Como resultado, verifi camos que ações dessa natureza trazem impactos positivos na vida daqueles que participam delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência