EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NA ADOLESCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Izete Soares da Silva Dantas Pereira
  • Leila Matias de Almeida

Palavras-chave:

Educação sexual, Infecções sexualmente transmissíveis, Adolescência, Estudantes de Medicina

Resumo

As mudanças biopsicossociais na adolescência, somadas à iniciação precoce da vida sexual e a falta de informações adequadas, aumentam a vulnerabilidade desse grupo às ISTs e gravidez precoce. O objetivo do projeto foi instrumentalizar os jovens com informações, conhecimentos e habilidades relevantes e necessárias para efetuar escolhas conscientes a respeito de sua saúde sexual. A metodologia consistiu em uma ação desenvolvida em março de 2021 sobre saúde sexual/reprodutiva, ISTs e gravidez precoce pela LAANALiga Acadêmica de Anatomia Aplicada- da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-FACS-UERN. Utilizou-se um Quiz de questões sobre ISTs e métodos contraceptivos, aulas expositivas por meio da plataforma Google Meet, seguidas de resolução das questões e discussão de dúvidas. As ações foram realizadas com estudantes 8º e 9º anos vespertino da E.E.F. Alice Diógenes Pinheiro em Jaguaribe, Ceará. Constatou--se que muitos alunos tinham dúvidas sobre ISTs e buscavam a professora para esclarecimentos, visto que não tinham liberdade para conversar com seus familiares. Entretanto, a professora relatou difi culdades em transmitir informações e dialogar sobre alguns temas. Nesse sentido, o projeto foi uma iniciativa relevante para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Para os estudantes de medicina participantes foi uma experiência enriquecedora ao desenvolver a habilidade de adaptar a linguagem para o entendimento dos alunos. Conclui-se que a superação da timidez dos alunos ao longo da atividade mostrou que o tema ainda é um tabu, mas pode ser superado com a ampliação das discussões sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência