CAPACITAÇÃO EM OXIGENOTERAPIA PARA PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Beatriz da Silva
  • Ana Clara de Souza Rêgo
  • Kalidia Felipe de Lima Costa
  • Mariana Mayara Medeiros Lopes
  • Nicole Liv Ullmann Freitas Rêgo

Palavras-chave:

Políticas públicas, Direito à saúde, Poder judiciário

Resumo

A Educação Permanente em Saúde deve ser utilizada como um instrumento para nortear a formação e a qualificação dos profissionais inseridos nos serviços públicos de saúde, com a finalidade de transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho com base nas necessidades e dificuldades do sistema. Dentre as temáticas a serem discutidas com o intuito de capacitar os profissionais dos serviços de saúde, destacam-se os treinamentos voltados para os que atuam em serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem em uma capacitação realizada com profissionais de uma UPA de Mossoró, Rio Grande do Norte, sobre oxigenoterapia. A partir de necessidades vivenciadas desde o período pandêmico, a temática Oxigenoterapia se tornou cada vez mais pertinente e necessária a maiores explorações. Realizou-se uma capacitação com profissionais de saúde, sendo estes enfermeiros e técnicos de Enfermagem de uma UPA, objetivando uma atualização de conhecimento e debate sobre técnicas mais abordadas, modelos mais utilizados e autonomia da equipe de Enfermagem quanto à oxigenoterapia. Diante do número de profissionais da área de Enfermagem atuantes no plantão do estabelecimento em questão, e levando em consideração as grandes demandas que a equipe deve cumprir em seu horário de trabalho, ainda assim, foi possível ter um público numeroso, participativo e interessado em aprender mais, bem como ensinar com suas experiências, as quais relataram prazer em participar, bem como solicitaram a continuação semanal com outros temas relacionados aos procedimentos. A extensão universitária ocupa um papel importante, pois oportuniza uma interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os demais setores da sociedade.



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Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência