A CIÊNCIA ITINERANTE: O PROJETO BIOAÇÃO COMO ARTICULADOR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Ensino de biologia, Extensão universitária, Popularização do conhecimentoResumo
A extensão universitária surge como prática que auxilia a perpetuar o conhecimento científico à população local, expandindo-se além dos seus limites. O projeto BioAção da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, iniciado em 2018, busca ensinar ciências e biologia de forma motivadora mediante materiais didáticos e recursos científicos, alcançando desde as instituições de ensino até os espaços públicos, promovendo uma educação não-formal. O presente trabalho, por meio de um relato de experiência, discute a importância das ações promovidas na contribuição da divulgação científica e do desenvolvimento social, proporcionado pela aproximação dos alunos e professores universitários com a comunidade. A presença do projeto nas instituições de ensino da rede pública se demonstrou fundamental para o contato dos alunos com a investigação científica, estes que são carentes de laboratórios e recursos didáticos em suas escolas. Por meio das ações do projeto, pode-se perceber que a utilização dos diferentes materiais e a flexibilidade dos extensionistas para lidar com os diferentes públicos, gera interesse aos visitantes e resulta em uma mútua troca de aprendizados. As ações desenvolvidas em espaços públicos transparecem o caráter transformador social que a extensão pode assumir em uma comunidade, passando de agentes passivos para ativos, tornando-os integrantes do projeto. Toda a vivência permitiu uma análise mais crítica do projeto, interpretando sua importância na popularização do conhecimento científico para o público não acadêmico e, como essa comunidade ativa pode contribuir em retorno para a universidade, além de indagar o que se pode melhorar em futuras ações.