A DISCIPLINA EXTENSÃO E PRÁTICAS ACADÊMICAS EM GEOGRAFIA E O PROTAGONISMO DE FALA DOS GRADUANDOS
Palavras-chave:
Diálogo, Sociedade, Agricultura familiar, Competência comunicativa, Ensino de geografiasResumo
A curricularização da extensão para a formação docente inicial, mediante a resolução CNE/CES 07/2018, institucionaliza práticas que desde a década de 1960 vem sendo postas nas Universidades em todo o Brasil. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros, especificamente no Departamento de Geografia, no semestre 2023.1, realizou-se a primeira experiência de uma disciplina que aborda, de modo central, a extensão acadêmica. O objetivo desse relato é descrever como a disciplina Extensão e Práticas Acadêmicas em Geografia promoveu o diálogo com a sociedade e mobilizou o protagonismo dos graduandos. A metodologia seguiu o programa geral do componente curricular, com destaque para as atividades de campo em comunidades rurais de Riacho de Santana e do Encanto realizadas em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura, neste último município. Os resultados indicam a apropriação teórica pelos discentes e a sua consolidação no contato com a realidade cotidiana de agricultores familiares. Além desses agentes sociais, o diálogo com o técnico da EMATER e a secretária de agricultura oportunizou momentos de interação. A visita técnica, sempre precedida pela leitura e pela pesquisa, estimulou o protagonismo da fala dos discentes, mantendo um sólido diálogo com a sociedade civil. Conclui-se que o ensino pensando em articulação com a pesquisa permitiu que a disciplina de Extensão e Práticas Acadêmicas em Geografia atingisse o seu objetivo geral de compreender a extensão como comunicação social, além de vê-la como uma prática interdisciplinar e interprofissional.