ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA - PRALEE

Autores

  • Sara Raissa Rodrigues de Lima
  • Maria Priscila Borges Carvalho da Cunha
  • Jackeline Alves Costa
  • Isabel Cristina Gondim Rocha
  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação leitora, Letramento, Alfabetização, Relato de experiência

Resumo

O artigo visa apresentar um relato de experiência de ações de alfabetização e formação leitora desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e bibliográfico. As atividades foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2023, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Os resultados das ações empreendidas permitiram compreender as potencialidades do texto literário e das atividades lúdicas. O momento de contação de história, com interação entre o texto literário e o potencial estético e criativo, possibilitaram o encontro entre o leitor e o texto, enquanto os jogos de alfabetização ampliaram o repertório linguístico e estimularam o desenvolvimento da consciência fonológica. Assim, reconhece-se as contribuições da extensão à educação, aproximando a escola e a comunidade da Universidade de forma colaborativa e interventiva. Tal iniciativa auxilia na formação profissional dos licenciandos que participam do projeto e se defrontam com a realidade do processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência