EDUCAÇÃO MÉDICA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ação comunitária, Anatomia, Conhecimento, Ensino fundamental, Corpo humanoResumo
Bases suplementares ao ensino básico são essenciais para o conhecimento do corpo humano. Assim, os alunos, desde o início do período escolar, compreendem a importância sobre o funcionamento correto do corpo humano, prezando pelo desenvolvimento e bem-estar desses discentes. Dessa forma, o ELO-UERN é um projeto em que os aprendizes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Mossoró-RN entram em contato com os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para que assim tenham mais alicerces científicos dos estudos incluídos no campo das Ciências da Natureza. Para fins educativos, a extensão universitária da Liga de Anatomia Aplicada (LAANA) da UERN trouxe a exposição de peças anatômicas, especificamente, para instigar o interesse ao estudo da anatomia humana, com disponibilidade de contato direto, explicação concisa e resolução de dúvidas. Nesse sentido, foram tratados os sistemas: renal, cardiovascular, pulmonar e gastrointestinal, juntamente a 32 adolescentes que tiveram a oportunidade de vivenciar esse momento. Portanto, o projeto pôde estimular o conhecimento nos jovens por enriquecer o aprendizado deles de forma diferenciada e prática.