LABORATÓRIO ITINERANTE DO AEDES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lisandra Oliveira Rafael
  • Maria de Fátima De Melo Freire Ximenes
  • Maria Marília Leite Carlos
  • Patrícia Batista Barra

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Educação em saúde, Doenças transmitidas por vetores, Controle de vetores

Resumo

O controle populacional do mosquito Aedes aegypti é considerado a forma mais eficiente de prevenção das arboviroses por ele transmitida, tais como dengue, febre Zika e chikungunya. Em virtude da adaptação ao ambiente urbano, a maior parte dos criadouros do vetor são encontrados dentro ou nos entornos das residências. Nesse sentido, a participação ativa da população é fundamental, bem como as atividades de Educação em Saúde destinadas a orientá-la. O presente trabalho relata a experiência vivida ao longo dos quatro anos de realização do projeto de extensão intitulado “Laboratório Itinerante do Aedes”, no qual os estudantes do curso de Medicina da UERN, como uma atividade acadêmica do componente curricular Parasitologia Médica, foram desafiados a adaptar e disseminar os conhecimentos teóricos e práticos obtidos, apostando no potencial do público infanto-juvenil, como partícipes do controle do vetor e multiplicadores de informações no ambiente familiar, em decorrência da participação em uma atividade contextualizada, com metodologias diversificadas e realizadas no ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas em 14 escolas públicas, sendo duas estaduais, destinadas aos estudantes do Ensino Médio (1º aos 3º Anos), e 12 escolas municipais, direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º aos 9º Anos). Mesmo sabendo que as ações de educação devam ser constantes para obtenção de resultados efetivos, espera-se que as atividades desenvol vidas tenham contribuído com a temática, por apresentar uma abordagem diferenciada, focada na visualização, experimentação e compreensão de aspectos relevantes da biologia do vetor, visando a realização de práticas efetivas e uma consciência coletiva.

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Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência