ATUAÇÃO DO PET ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Carlos Wanderson Gomes de Oliveira
  • Hemily Evellyn Simão Dantas
  • Pedro Eduardo do Nascimento Fonseca
  • Luis Felipe Lopes Fernandes
  • Lucidio Clebeson de Oliveira

Palavras-chave:

População em Situação de Rua, Universidade, Direito à saúde

Resumo

A população em situação de rua é definida como um grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Essas pessoas frequentemente enfrentam negligências de direitos básicos e constitucionais, condições desumanas nas ruas e preconceitos, o que afeta diretamente sua saúde. O presente trabalho objetiva relatar a experiência de discentes da Faculdade de Enfermagem (FAEN) e membros do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (PETEM), frente às ações realizadas para o cuidado e promoção à saúde da população em situação de rua. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A atividade do “Pop Rua Jud Mossoró” foi organizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró com parceria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), teve como objetivo oferecer atendimento e serviços essenciais para a população em situação de rua e contou com a participação dos discentes. Dentre as ações disponibilizadas pelo PETEM estão incluídas: vacinação, aferição de pressão arterial (PA), aferição de glicemia e atividades de educação em saúde. O momento foi de extrema importância para fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão da formação. O contato com a população em situação de rua oferece aos estudantes um aprendizado que vai além do conhecimento técnico e acadêmico, incentivando-os a olhar, de forma holística e humanizada, para questões que perpassam critérios biomédicos. Conclui-se então, que a experiência vivida pelo grupo PET Enfermagem no Pop Rua Jud Mossoró foi positiva, pois possibilitou a manutenção de habilidades críticas, reflexivas e humanísticas nos alunos.

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Publicado

2025-05-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência