TRILHA DO AUTOCONHECIMENTO: UMA JORNADA DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Autores

  • Lara Lívia Vieira Viana
  • Líbne Lidianne da Rocha e Nóbrega
  • Lívia Natany Sousa Morais
  • Rita de Cássia Alves Santana
  • Suzana Carneiro de Azevedo

Palavras-chave:

Educação em saúde, Extensão Universitária, Promoção da Saúde

Resumo

Este relato de experiência descreve as atividades do Projeto de Extensão “Vigilância e Promoção em Saúde no Contexto Escolar”, da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, que teve como objetivo promover a educação em saúde entre alunos do 3º Ano, abordando temas como saúde mental, puberdade e prevenção de abusos sexuais. A intervenção foi planejada a partir de uma análise das necessidades da comunidade escolar e envolveu atividades dinâmicas, como o uso de um tabuleiro educativo chamado “Trilha do Autoconhecimento.” Este formato lúdico permitiu que 30 alunos interagissem ativamente, refletindo sobre suas experiências e sentimentos em um ambiente seguro e enfatizando a importância da educação integral e da prevenção. Ao final, espera-se que os alunos compartilhem os conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma geração mais informada e saudável. Este projeto reafirma a relevância da educação em saúde nas escolas, incentivando uma abordagem holística que beneficia tanto os alunos quanto suas famílias e a comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-05-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência