CUMBUCA DA CALMA COMO UM ARTEFATO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Práticas pedagógicas, Artefato inclusivoResumo
A educação inclusiva visa garantir que todos os alunos tenham acesso, percursos de aprendizagem e permanência no sistema de ensino. A construção de práticas inclusivas na escola necessita ter foco na promoção da igualdade de oportunidades para todos os alunos. Este artigo tem como objetivo principal propor o recurso Cumbuca da Calma como um artefato que possa aliviar o cotidiano escolar e a agitação dos alunos, especialmente aqueles com deficiência, bem como contribuir para as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, baseia-se em levantamento bibliográfico e observação por meio do uso da Cumbuca da Calma enquanto um artefato que pode contribuir para a inclusão escolar. A Cumbuca da Calma é descrita como um artefato simples, feito com materiais acessíveis, como garrafas PET, glitters, corante alimentício e água. Sua criação envolve os alunos, estimulando autonomia e cooperação. A utilização da Cumbuca da Calma demonstrou eficácia ao acalmar alunos no cotidiano de sala de aula, contribuindo para a concentração em sala de aula. O trabalho foi pensado através da disciplina Tecnologias e Inclusão Social do PPGCTI/UFERSA e realizada como uma atividade de extensão. A pesquisa conclui que a Cumbuca da Calma oferece uma abordagem prática e acessível para contribuir com a inclusão escolar, destacando a importância de práticas inclusivas.