ALFABETIZAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DO PraLEE PARA ATENDIMENTO DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 (ODS 4) DA AGENDA 2030

Autores

  • Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira
  • Thalita Juliana de Freitas Meneses
  • Wladimir Geovanne dos Santos Duarte

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Leitura e escrita, Jogos, Extensão universitária

Resumo

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, instituída em 2015, apresenta 17 objetivos e 169 metas globais, entre os quais a educação ocupa papel central, sendo contemplada especificamente no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), “Educação de Qualidade”. Posto isto, este artigo traz uma análise das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE), voltado à promoção da alfabetização de crianças, com foco no atendimento às metas 4.1, 4.2 e 4.6 do ODS 4. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória (Gil, 2008), e fundamenta-se na análise criteriosa de documentos e registros das atividades realizadas, apresentando um panorama das práticas extensionistas. Os resultados evidenciaram as contribuições e impactos das ações extensionistas do projeto para a promoção da alfabetização de crianças, especialmente por meio de contação de histórias e de circuitos de alfabetização, ambas as atividades realizadas em escolas públicas do município de Mossoró/RN. Observou-se também o incentivo dos estudantes universitários à produção acadêmica, com publicações de artigos, pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), monografias e dissertações. Além disso, as ações do projeto reverberam diretamente na formação inicial e continuada de professores, fortalecendo o vínculo entre universidade e educação básica. Assim, conclui-se que o PraLEE se configura como uma iniciativa extensionista significativa, reconhecida pelo Selo ODS Educação em 2024, reafirmando seu compromisso com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, alinhada aos princípios da Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-11