A EXPERIÊNCIA DA UCE NO AMBULATÓRIO LGBTI+: FORTALECENDO A RELAÇÃO ENSINO-EXTENSÃO

Autores

  • Aparecida Inez Diniz de Morais
  • Francisco Rafael Ribeiro Soares
  • Júlia Lenuzia Aires Sena
  • Lívia Gabrielly Silva da Costa
  • Thaíssa Mirele Carlos de Amorim Pereira

Palavras-chave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Enfermagem, Relações Comunidade-Instituição, Humanização da Assistência

Resumo

A extensão universitária permite a ampliação do vínculo entre a universidade e sociedade, pois leva até a população o conhecimento desenvolvido dentro da academia. O trabalho é um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência e possui como objetivo discutir a relevância da Unidade Curricular de Extensão (UCE) vinculada ao Projeto de Extensão “Centro de Cuidado e Formação Interprofissional em Saúde da População LGBTI+” na formação profissional dos estudantes da graduação do curso de Enfermagem. O relato em tela se refere a duas atividades desenvolvidas: condução do espaço coletivo e atendimento de práticas integrativas e complementares em saúde, que contaram com a supervisão do coordenador do projeto. A atividade do espaço coletivo contou com 19 participantes, sendo o tema “Tenda do conto: vivências de pessoas LGBTQIA+ em serviços de saúde” e contou com alta adesão pelo público que relatou suas experiências positivas e negativas nos seus atendimentos dentro dos serviços de saúde. Nos atendimentos de práticas integrativas pelos estudantes foram atendidos 5 pacientes em serviços de ventosaterapia, massoterapia e auriculoterapia, que mostraram-se satisfeitos com o atendimento. Evidencia-se que a vivência dos acadêmicos na Unidade Curricular de Extensão possibilitou aos acadêmicos de conhecer as barreiras enfrentadas no acesso ao serviço pela população LGBTI+, além das necessidades de saúde individual desse público. Conclui-se que a UCE vinculada ao Ambulatório LGBTI+ é uma estratégia que contribui para a formação acadêmica, social e profissional do estudante através da integralização do ensino e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência