ENTRE SABERES E CUIDADO: A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM UM AMBULATÓRIO LGBTI+ E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores

  • Ana Clara Gomes Pereira
  • Emille de Oliveira Silveira
  • Francisco Rafael Ribeiro Soares
  • Júlia Lenuzia Aires Sena
  • Pedro Eduardo do Nascimento Fonseca

Palavras-chave:

Saúde das Minorias, Enfermagem, Relações Comunidade, Instituição

Resumo

 

A extensão universitária revela-se poderoso catalisador de formação crítica ao subverter a lógica verticalizada do ensino e aproximar teoria e prática em cenários reais de cuidado. Este estudo descritivo, apresentado como relato de experiência, narra a atuação de estudantes de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) no Ambulatório LGBTI+, componente do Projeto de Extensão Centro de Cuidado e Formação Interprofissional em Saúde da População LGBTI+. Durante o período analisado, os extensionistas organizaram rodas de conversa mediadas por técnicas de acolhimento, transformando a sala em espaço sensorialmente seguro - tatames, iluminação suave e música ambiente, onde usuários puderam compartilhar vivências de invisibilidade e violência. Também integraram a Jornada Potiguar da Visibilidade Trans, ofertando Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que ampliaram a percepção de cuidado integral e reforçaram o protagonismo das pessoas trans. Essas atividades permitiram aos discentes desenvolver competências clínicas, comunicacionais e culturais, além de consolidar valores de equidade e respeito à diversidade, pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao compreender barreiras de acesso e necessidades específicas da população LGBTI+, os futuros enfermeiros internalizam uma postura profissional sensível e socialmente comprometida. Assim, o ambulatório deixa de ser apenas campo de prática: converte-se em laboratório vivo de cidadania, onde ciência, empatia e direitos humanos se entrelaçam na construção de um modelo de saúde verdadeiramente inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência