QUANDO CAMINHOS SE CRUZAM: HISTÓRIAS E MOVÊNCIAS NAS TRILHAS LEFREIRE NAS E SUAS CONEXÕES COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Autores

  • Hélio Júnior Rocha de Lima
  • Isabel Cristina Gondim Rocha
  • Marília Carla da Costa Menezes

Palavras-chave:

LEFREIRE, Educação popular, Círculo de cultura, Angicos Vivências compartilhadas, Angicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal propor uma travessia pela memória viva de Paulo Freire no município de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte, ao mesmo tempo em que estabelece conexões com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cidade potiguar que se tornou marco da educação popular brasileira. A partir de uma experiência situada, vivida por estudantes do Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, campus central da cidade de Mossoró, que visitou a localidade. Buscamos assim, revelar as marcas deixadas por Freire, não apenas nas pedras das ruas ou nas paredes das escolas, mas nos corpos, gestos e falas do povo de Angicos. Narrativa, história e teoria se entrelaçam na tentativa de compreender como a pedagogia freireana permanece atual e atuante, reverberando na cultura local e nos modos de resistência. Com base em uma abordagem qualitativa e de cunho fenomenológico, recorre-se ao método da investigação por meio da perspectiva dos sujeitos envolvidos e da escrita literária como instrumentos de reflexão e afeto. Este trabalho reafirma a educação como prática de liberdade através de Freire (2011) e destaca a importância de revisitarmos os lugares onde a pedagogia do oprimido floresceu para que possamos, com ela, seguir caminhando, segundo Evaristo (2005), Kilomba (2019).

 

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Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência