A FORMAÇÃO DOCENTE E OS REFERENCIAIS SOCIAIS E POLÍTICOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO INCLUIR
Palavras-chave:
Formação docente, Educação inclusiva, Prática pedagógicaResumo
Este artigo apresenta a experiência do “Projeto Incluir: estudos e debates sobre Educação Especial, Inclusão Social e Formação de Professores(as)”, situando os princípios políticos e pedagógicos que orientam a ação extensionista e sua articulação com a meta 4.c dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um relato de experiência, construído a partir de registros institucionais, observações e reflexões produzidas ao longo da execução das ações formativas do projeto, com ênfase na qualificação docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. O texto descreve e analisa duas ações centrais do Projeto: o curso “Fundamentos do Atendimento Educacional Especializado numa Perspectiva Inclusiva” e o ciclo de oficinas formativas “Inclusão e Acessibilidade nas Práticas Pedagógicas”. Em uma análise geral, sobressai a relevância da ação extensionista para uma mudança significativa nas concepções e nas práticas pedagógicas dos(as) professores(as), ampliando a compreensão acerca do ensino de atenção às diferenças e da necessidade de combater o capacitismo no contexto escolar. Mesmo com os avanços, a experiência aponta para a importância de se continuar ampliando e fortalecendo as estratégias formativas, associandoas a uma política permanente de acompanhamento e investimento na formação docente. Assim, iniciativas como o Projeto Incluir são necessárias para transformar o ensino, corroborando para orquestração de práticas pedagógicas pautadas no compromisso ético, político e social com uma educação inclusiva e de qualidade para todos(as).