ABORDAGENS DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CORRENTES GEOGRÁFICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33237/geotemas.v12i0.3732Palavras-chave:
Paisagem, Pensamento geográfico, Prática docente, Livros didáticos, Ensino básicoResumo
A paisagem, enquanto categoria de análise geográfica, reflete a interface e a representação visual dos elementos sociais e ambientais. Este estudo trata de uma investigação em torno das concepções acerca do termo paisagem, alicerçado em questões de ordem teórico-epistemológica e, no processo de sistematização desse conceito aliado ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Sob uma perspectiva orientada ao contexto didático-pedagógico tem como principal objetivo analisar como estes conceitos operacionais da Geografia voltados para o campo acadêmico-científico são transpostos para o ensino básico, especificamente, o conceito de paisagem. A metodologia utilizada neste artigo consistiu em uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza descritivo-interpretativa, com base em análise bibliográfica e documental. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas, consultas no documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a análise de 10 livros didáticos, distribuídos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. A análise aqui proposta encaminhou-nos à reflexão sobre os desafios que se colocam face à prática docente, como a articulação que o professor deve estabelecer entre os diversos horizontes epistemológicos concernentes a este conceito já consolidado em conjunto aos conhecimentos prévios trazidos pelos educandos do seu cotidiano e, a abordagem insuficiente da paisagem nos livros didáticos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Apresentação. IN: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. BACICH, Lilian.; MORAN, José. (Org). Porto Alegre: Penso, 2018.
ANDRADE, M. C. de. Trajetória e compromissos da geografia brasileira. In: CARLOS, A. F.A. et al. A geografia na sala de aula. Ana Fani A. Carlos (org). – 9. Ed., 4. Reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.
BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física global. Esboço metodológico. Revista, Ra’e ga, Curitiba, Editora UFPR. N. 8, p. 141 – 152, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRITTO, M. C. de; FERREIRA, C. C. M. Paisagem e as diferentes abordagens geográficas. Revista de Geografia, v. 1, p. 1-10, 2011.
CALLAI, H. C. Na Geografia, a paisagem, o estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. CIÊNCIA GEOGRÁFICA, v. XXVI, p. 59-68, 2020.
CAVALCANTI, L. C. S. BRITO, J. M. S. Cartografia de paisagens para o ensino de Geografia: prática de campo no Sertão Pernambucano. GEOGRAFIA. ENSINO & PESQUISA (UFSM), v. 23, p. 1, 2019.
CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia - ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; et al. Geografia: conceitos e temas. 2 ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
DANELLI, S.C.S. Projeto Araribá, 9º ano: Geografia. – 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
FERREIRA, F. L. S.; LIMA, E. e C.. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Documentos Curriculares Nacionais. In: José Raymundo F. Lins Júnior; Francisco Nataniel Batista de Albuquerque. (Org.). Formação Docente, Currículo e Materiais Didáticos em Geografia. 1ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2020, v. 1, p. 113-134.
GOETTEMS, A. A. Geografia: leituras e interação, volume 2/ Arno Aloísio Goettems, Antonio Luís Joia. – 2. Ed. – São Paulo: Leya, 2016.
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. dos S. Geomorfologia ambiental. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MACIEL, A. B, LIMA, Z. M.C. O conceito de paisagem: diversidade de olhares. Sociedade e território, Natal, v. 23, N. 2, p. 159 – 177 Jul./Dez. 2011.
MACIEL, A. B, MARINHO, F. D. P. Análise do conceito de paisagem na ciência Geografia: Reflexões para os professores do ensino básico. Revista Geonorte, Edição Especial, V.1, N.4, p.13 – 22. 2012.
MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o Conceito de Paisagem. Revista Ra’ega, Curitiba, n. 8, 2004.
MENDONÇA, F. Geografia Física: Ciência humana? 8. Ed., 3 reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019. – (Repensando a Geografia).
MONTES, F.V. de. DINIZ, S. F. O ensino de solos na Educação Básica: Uma análise de livros didáticos do Ensino Fundamental. In: José Raymundo F. Lins Júnior; Francisco Nataniel Batista de Albuquerque. (Org.). Formação Docente, Currículo e Materiais Didáticos em Geografia. 1 ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2020, v. 1, p. 197-212.
MOREIRA, I. V.: geografia: volume 2: ensino médio/Igor Moreira – Curitiba: Positivo, 2016. (Coleção vivá).
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. - São Paulo: Moraes. 1982.
PAULA, M. M, RAMA. A. Jornadas.geo: Geografia 6º ano: Ensino Fundamental. – 3º. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2016.
PUNTEL, G. A. A paisagem no ensino da Geografia. Ágora, Santa Cruz do Sul, V. 13, N. 1, p. 283 – 298 Jan/jun. 2007.
QUEIROZ, T. A. N. de. Espaço geográfico, território usado e lugar: ensaio sobre o pensamento de Milton Santos. Para Onde!? (UFRGS), v. 8, p. 154-161, 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/viewFile/61589/36420>. Acesso em: 29 mar. 2019.
RODRIGUEZ, J. M. (Org.). Geoecologia das paisagens: Uma visão geossitêmica da análise ambiental. 3.ed./José Mateo Rodriguez; et al. – Fortaleza: Edições UFC, 2010.
SABOTA, H. S. Ensino de paisagem: o museu como um espaço educativo. In: BUENO, M.A.; LA VEGA, G. (Org.). Paisagem e ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da crítica a Geografia a uma Geografia crítica /. 6. ed., 1. Reimpressão. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. – (coleção Milton Santos; 2).
SILVA, Â. C. da. Geografia: contextos e redes/ Angela Côrrea da Silva, Nelson Bacic Olic, Ruy Lozano. – 2 ed. – São Paulo: Moderna, 2016.
SILVA, E. A. C. da. Geografia em rede. 2º ano / Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2016.
SILVA, M. L. de. Paisagem e Geossistema: contexto histórico e abordagem teórico-metodológica. Geoambiente on-line. Jataí-GO, UFG, n.11, 2008.
SOUZA, M. L. de. Paisagem. In: Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial/2015. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
TAMDJIAN, J.O, MENDES, I.L. Prismas geográficos, 6º ano. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2016a.
TAMDJIAN, J.O, MENDES, I.L. Prismas geográficos, 7º ano. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2016b.
TERRA, L. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. – 2 ed. – São Paulo: Moderna, 2010.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro. IBGE, Diretoria técnica, SUPREN. Rio de Janeiro, 1977.
TROLL, C. A paisagem geográfica e sua investigação. Espaço e cultura, Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, n. 2, p. 7, jun.1997.
VESENTINI, J. W. Educação e ensino de Geografia: Instrumento de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, Ana. F. A. (Org). Geografia na sala de aula - 9. ed., 4. reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2018.
VESENTINI, J. W. VLACH, V. Projeto Teláris, 6º ano: Geografia: Ensino Fundamental 2. – 2. Ed. – São Paulo: Ática, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Geotemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.