O PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO NO TERRITÓRIO DOS COCAIS: UM ESTUDO DE CASO DA GESTíO URBANA NA CIDADE DE BARRAS (PI)

Autores

  • Wesley Pinto Carneiro

Palavras-chave:

Planejamento regional. Planejamento urbano. Gestão urbana.

Resumo

O presente artigo trata do planejamento regional e urbano e da gestão do espaço urbano nas cidades pequenas do Território dos Cocais, especificamente um estudo de caso da gestão urbana em Barras, por meio da discussão da regionalização dos Territórios do Desenvolvimento e dos instrumentos de planejamento e gestão urbana, indicando os limites e desafios da gestão urbana em Barras. Para tanto, foram necessários, o entendimento da discussão teórica dos conceitos de planejamento e gestão com enfoque no regional e urbano. Dessa forma, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Além disso, forma realizadas entrevistas aos moradores de cinco bairros da cidade, e a dois ex-gestores do municí­pio. Como resultado, observou-se que a cidade de Barras incorpora a dinâmica da expansão urbana desordenada, acarretando uma série de problemas, em que a gestão seja local ou regional não está conseguindo resolver, devido à falta de planejamento regional e urbano adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, R. Polí­tica urbana e gestão ambiental: considerações sobre o Plano Diretor e zoneamento urbano. In: CARVALHO, P. F.; BRAGA, R. (Orgs.). Perspectivas de gestão ambiental em cidades médias. Rio Claro: LPM – UNESP, 2001, p.95-109.

BRASIL. Estatuto da Cidade: Lei 10.257/2001 que estabelece diretrizes gerais da polí­tica urbana. Brasí­lia, Câmara dos Deputados, 2001.

CORRÊA, R. L. As pequenas cidades na confluência do urbano e do rural. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n.30, p.05-12, 2011.

CORRÊA, Roberto L. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

FAÇANHA, Antonio C. A evolução urbana de Teresina: passado, presente e... Carta Cepro, Teresina, v.22, n.1, p.59-69, jan./jun. 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA – IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponí­vel em <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: dezembro, 2012.

MEDEIROS, Aline. O território dos Cocais validam plano de resí­duos sólidos. Teresina, 14 dez. 2011. Disponí­vel em <http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/1885> Acesso em: 29 nov. 2012

PLANAP. Sí­ntese executiva: Território dos Cocais. CODEVASF. Brasí­lia, DF: TDA Desenhos e Arte Ltda, 2006.

PIAUí, Secretaria de Planejamento. Projeto cenários regionais do Piauí­. Teresina, out. 2003.

RÊGO FILHO, Antenor. Barras, histórias e saudades. Teresina: EDUFPI, 2007.

SILVA, Cleonice C. O lixo urbano em Esperantina (PI): uma leitura da realidade sócio-ambiental. In: FAÇANHA, A. C.; SOUSA, Mário Angelo de Meneses. Indicações geográficas e temas em foco. Teresina: EDUFPI, 2011.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

CARNEIRO, Wesley Pinto. O PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO NO TERRITÓRIO DOS COCAIS: UM ESTUDO DE CASO DA GESTíO URBANA NA CIDADE DE BARRAS (PI). Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 5, n. 1, p. 35–47, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/826. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.