INDÍCIOS DE POLUIÇÃO VISUAL EM MOSSORÓ (RN): IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREAS COM OUTDOORS
Palabras clave:
Outdoors., Mossoró., Publicidade., Poluição visual.Resumen
O excesso de elementos ligados a comunicação visual dispostos em ambientes urbanos como os anúncios publicitários são cada vez mais chamativos e atrativos, onde podem proporcionar prejuízos de ordem material, urbanística, social e ambiental. Em Mossoró (RN) é perceptível o uso e a grande concentração de meios de comunicação visual (painéis luminosos, frontlights, outdoors, outdoors por agrupamento, faixas, panfletagem, pichação, banners, anúncios publicitários) dentre estes citados, principalmente os outdoors. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar, determinar e verificar as possíveis alterações e implicações visuais proporcionadas por outdoors existentes em três principais vias urbanas de acesso da cidade. Para a execução dessa pesquisa os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico, documental, levantamento fotográfico e coleta de dados de campo, com captura dos pontos de localização dos outdoors, manipulação e utilização de imagens aéreas e de satélite da área urbana da cidade que originaram os mapas com a localização dos outdoors nas principais vias de acesso da cidade. Constatou-se que o município de Mossoró utiliza-se do Alvará de Publicidade para o licenciamento dessas atividades de publicidade, estabelecidas as suas condicionantes, porém na prática a realidade está tomando outras consequências. A quantidade de outdoors nas vias urbanas na cidade de Mossoró cresce desordenadamente, e seria preciso critérios mais rígidos sobre a instalação de mais peças publicitárias, como definições claras sobre os tipos, quantidade e distanciamento dos outdoors.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 set. 2012.
CARLOS, A. F. A. A cidade. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
DIAS, G. M. Cidade sustentável: fundamentos legais, políticas urbanas, meio ambiente e saneamento básico. Natal: Editora do Autor, 2009. 384 p.
DICIONíRIO MICHAELIS. Dicionário Michaelis. Versão on-line. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=outdoor>. Acesso em: 24 out. 2012.
FIORILLO, C. A. P. Curso de direito ambiental brasileiro. 12 ed. revisada, atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2011. p.311-326.
GENTIL, P. A. B. Poluição visual é crime. Jus Navigandi, Teresina, a.12, n.1474, 15 jul. 2007. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/10153>. Acesso em: 8 set. 2012.
MARQUES, J. R. Meio ambiente urbano. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
PMM. Prefeitura Municipal de Mossoró. Código de urbanismo e obras. Lei Complementar nº. 01, de 20 de junho de 1975.
PMM. Prefeitura Municipal de Mossoró. Programa Verde mais Mossoró. Lei n°2.570, de 14 de dezembro de 2009. Onde Institui o Programa Verde Mais Mossoró e dá outras providências. Regulamentado pelo decreto n° 3.569 de 2010. Jornal Oficial de Mossoró, Poder Executivo, Mossoró, RN, 21 dez. 2009. a.II, n.47-A, p.9-10, 2009.
PMM. Prefeitura Municipal de Mossoró. Código de Obras, Posturas e Edificações do Município de Mossoró. Lei Complementar nº 45, de 16 de dezembro de 2010. Dispõe sobre o novo Código de Obras, Posturas e Edificações do Município de Mossoró. 2010.
PMM. Prefeitura Municipal de Mossoró. Delimitação do bairro Bela Vista. Lei nº 2.774, de 4 de novembro de 2011. Dispõe sobre a delimitação do bairro Alto da Bela Vista e dá outras providencias. Jornal Oficial de Mossoró, Poder Executivo, Mossoró, RN, 04 nov. 2011. a.4, n.119, p.43-44, 2011.
OLIVEIRA, L. P. Determinação de Parâmetros para avaliação da poluição visual urbana. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
RABAÇA, C. Dicionário de comunicação. São Paulo, ítica, 1987.
SILVA, H.; DOWBOR, L. Resgatando a importância da informação publicitária. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://dowbor.org/2005/09/resgatando-a-importancia-da-informacao-publicitaria-2.html/>. Acesso em: 20 set. 2012.
VARGAS, H. C.; MENDES, C. F. Poluição visual e paisagem urbana: quem lucra com o caos? Revista Arquitextos, v.2. 2002. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.020/816>. Acesso em: 20 set. 2012.
ZAGUI, P. A.; ESCOBAR, M. L. A poluição visual gerada pela publicidade em Cuiabá – MT, XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.