Sobre a Revista

Foco e escopo

A revista Geotemas é uma publicação on-line, de acesso aberto e gratuito do Departamento de Geografia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). , Campus de Pau dos Ferros, que tem como objetivo difundir estudos na área de Geografia, assumindo o discurso de base interdisciplinar entre as diversas subáreas do saber, como a Geografia Urbana, a Geografia Agrária, a Geografia Regional, a Geografia Política, a Geografia Econômica com as disciplinas físicas, como a Geomorfologia, a Climatologia, a Hidrogeografia, a Biogeografia, como também na Cartografia e na área do Ensino e Educação Geográfica. A partir da aproximação com a pós-graduação, considerando a perspectiva interdisciplinar elevada da Geografia, e trabalhando com as dimensões humanas e ambientais, a Geotemas tem acesso acessível de uma variedade de abordagens metodológicas que estão relacionadas às diversas possibilidades de temas trabalhados na.
 

Processo de avaliação pelos pares

  • O processo de submissão de artigos para a revista Geotemas compreende inicialmente o preenchimento de um cadastro diretamente no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), marcando a opção "autor" no formulário eletrônico.
  • A comunicação durante todo o processo de submissão e avaliação do artigo ocorrerá entre o editor e o(s) autor(es), através do sistema e email da revista.
  • Quando o arquivo é enviado, o sistema emite um e-mail automático ao autor correspondente, informando sobre a submissão do manuscrito.
  • O processo editorial é iniciado com a conferência das normas de submissão disponíveis no item Submissões. Desse modo, recomendamos aos autores que encaminhem os seus manuscritos, rigorosamente, de acordo com as normas do periódico para que o processo possa seguir mais rapidamente.
  • Os artigos originais que estiverem em conformidade com as normas de submissão serão designados pelo editor a avaliação de dois ou três especialistas no assunto para cada artigo, os quais terão um formulário padrão de avaliação.
  • O processo é realizado em anonimato (avaliação duplo-cego) e com paridade acadêmica dos avaliados. Todos os avaliadores relacionados às Geotemas são pesquisadores e professores, com título de doutor ou mestre, vinculados a instituições de ensino técnico ou superior no país ou no exterior e nas áreas de avaliação associadas ao escopo da revista. 
  • Após o preenchimento do formulário de avaliação, cada avaliador manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções:
I) Aceitar;
II) Revisões requeridas;
III) Submeter a nova rodada;
IV) Rejeitar, emitindo um parecer para o editor e autor.
  • Os avaliadores são convidados a realizar a atividade em até 30 dias;
  • O avaliador tem inteira liberdade para, em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, propor alterações, corrigir, suprimir ou propor trechos e especificações, indicações específicas ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos;
  • A decisão sobre o aceite ou retirada do trabalho para publicação baseia-se, fundamentalmente, na recomendação dos avaliadores da revista;
  • Após receber uma avaliação o editor enviará o parecer e, se necessário, o artigo com as marcações no original para o(s) autor(es). Em caso de um parecer favorável à publicação e outro contra, o texto será enviado a um terceiro membro do comitê avaliado. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o trabalho será arquivado e a comunicação sobre o resultado será realizada ao(s) autor(es);
  • Sob predominância de pareceres projetados, o(s) autor(es) serão comunicados sobre a decisão editorial de publicação. Tal acessibilidade, no entanto, fica condicionada ao atendimento ou justificativa fundamentada às recomendações de natureza técnica ou características editoriais;
  • Nesse processo de correção do manuscrito pode ser exigido dos autores várias correções, cuja publicação só acontecerá quando todas as alterações forem atendidas. Caso não concordem com as correções solicitadas pelo(s) autor(es) deve(m), então, preparar escrita justificativa, técnica fundamentada a ser enviada junto com a versão reformulada do trabalho. Tal encaminhamento deve ser feito no prazo estabelecido pelo editor, isto é, conforme o nível de ajustes a serem providenciados. Caso contrário, o trabalho será excluído da fila de publicação;
  • Tendo justificativas, estas serão comprovadas pelo comitê editorial, que pode encaminhá-las para análise aos avaliadores da revista. Se as sugestões editoriais e de conteúdo foram devidamente incorporadas ao texto ou justificadas, o trabalho é definitivamente aceito para publicação, passando-se à etapa de composição gráfica e diagramação. Nessa etapa pode ser solicitada ao(s) autor(es) informações para inclusão no texto e o envio de imagens em melhor resolução;
  • No último volume/ano a taxa de exclusão de artigos submetivos foi de 69%, sendo a maioria na etapa de coleta de entrada, em que não atendem às diretrizes de submissão;
  • Os casos omissos serão discutitos e deliberados no âmbito da comissão editorial.

Periodicidade

Aceitam-se artigos em fluxo contínuo para publicações, sendo que a revista adota desde 2021 o sistema de publicação continuada. Os artigos são publicados tão logo sejam aprovados e editados. Este modelo confere maior celeridade ao processo de edição, redução do tempo entre a submissão e a publicação online de textos completos. O volume é aberto em fevereiro e fechado em dezembro do corrente ano.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Política de acesso livre

A revista Geotemas oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibiliza gratuitamente o conhecimento científico ao público conforto maior democratização mundial da ciência através do acesso livre pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) hospedado no portal de jornais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Endogenia

A cada edição da revista Geotemas será permitida a publicação de, no máximo, 30% de artigos de autores vinculados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Não será permitida a publicação de mais de um artigo de um mesmo autor no mesmo número, sendo necessária a passagem de uma quarentena de, pelo menos, 1 ano para que um autor possa publicar um novo artigo na revista. Não será permitida a publicação de artigos de um mesmo autor em volumes consecutivos.

Tradução dos textos

O trabalho de tradução de textos selecionados para publicação deverá ser realizado exclusivamente por profissionais especializados em língua estrangeira específica: inglês ou espanhol. Será solicitado ao(s) autor(es) diploma de formação na área específica da língua estrangeira acompanhada de declaração do profissional responsável pela tradução.

Coautoria

Os artigos submetidos para avaliação deverão conter autoria de, no máximo, 04 autores. A coautoria implica participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão). Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho. 

Tempo médio entre submissão e publicação

O tempo médio entre a coleta da submissão, a avaliação e a publicação do artigo é de 16 semanas.

Pagamento de taxas e acesso aos textos publicados

A revista não cobra taxas de submissão ou processamento dos artigos submetidos e permite o acesso livre e gratuito ao conteúdo que publica ao público em geral.

Compromisso ético

A revista Geotemas seguirá a conduta ética em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação e violação de direitos autorais não serão permitidas. O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito dos avaliadores, dos autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Seguimos as melhores práticas para a publicação científica adotadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). E sugerimos que a comunidade esteja atenta ao que o COPE considera como violação de conduta no processo de submissão e publicação de artigos. Este protocolo pode ser acessado aqui. Utilizamos, sem processo de edição, o software CopySpyder Anti-Plágio versão 3.8.

Política de repositório e distribuição

Os autores estão autorizados a firmar contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como em repositório institucional ou como capítulo de livro, observando sua autoria e a publicação inicial nesta revista. Autores são autorizados e encorajados a publicar e distribuir ou divulgar seu trabalho online em repositórios institucionais, redes sociais ou em sua página pessoal, bem como a citação do seu trabalho em outros textos de vossa autoria, pois isso pode gerar mudanças produtivas, bem como aumentar o impacto do trabalho publicado.

DOI

Registro de links para publicações acadêmicas e profissionais emitido pela CROSSREF (http://www.crossref.org/). Prefixo DOI: 10.33237

Licença Creative Commons CC BY / Revista livre e direitos autorais

A revista Geotemas adota a licença Creative Commons Attribution que permite a remixagem, adaptação e criação a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de receber o devido crédito e não possam ser usados ​​para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos desenvolvidos sob os mesmos termos. A revista não possui encargos de processamento nem de submissão de artigos, apresentando-se como uma publicação livre de custos para o leitor e o autor. Os autores mantém os direitos autorais e sedem a Revista Geotemas o direto de primeira publicação.

Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional