Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);

  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;
  • O texto segue as diretrizes conforme o Edital nº 02/2022 com link disponível em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;

Diretrizes para Autores

1. Somente serão aceitos artigos inéditos, os quais serão submetidos ao Processo de Avaliação pelos Pares descrito no edital de submissão.

2. A publicação dos artigos enviados não implicará remuneração a seus/suas autores/as.

3. As opiniões emitidas pelo/a autor/a em seus artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

4. Os artigos encaminhados à Revista Acadêmica Lampiar devem observar as seguintes especificações:

4.1 Condições prévias para submissão
a) O/A autor/a ou algum/a dos/as co-autores/as deve possuir ní­vel de graduação.
b) O artigo está assinado por, no máximo, 03 (três) autores/as.
c) O/A responsável pela submissão do artigo está devidamente cadastrado/a na plataforma de submissão da revista como autor/a;
d) Todos os metadados dos autores e autoras foram inseridos no momento da submissão do artigo, incluindo nome completo, e-mail para contato, Instituição/Afiliação, paí­s, resumo da biografia e Currí­culo Lattes e/ou Open Researcher and Contributor ID (ORCID), se houver;
e) Todos os metadados referentes ao artigo foram inseridos na plataforma de submissão, notadamente: tí­tulo, resumo, palavras-chave, contribuições e agências de fomento (se houver) e referências bibliográficas.

4.2. Requisitos de formatação do manuscrito
a) Arquivo no formato .doc, ou em formato compatí­vel com o Microsoft Word, do pacote Office, sem ultrapassar o tamanho máximo de 2MB;
b) O manuscrito possui, preferencialmente, de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (incluí­das as referências bibliográficas);
c) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponí­veis em edital de submissão.
d) Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 para o texto corrido;
e) Fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples e recuo de 4.0cm da margem esquerda para citações diretas com mais de 3 linhas;
f) Tí­tulos e subtí­tulos em caixa alta, alinhados í  esquerda e em negrito;
g) Tí­tulo e resumo em lí­ngua estrangeira (preferencialmente, em inglês);
h) Resumo informativo, no idioma do texto, de 100 a 250 palavras, que apresente concisamente seu problema, objeto de estudo, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
i) Após o resumo, deve constar uma relação de 3 palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e ví­rgula;
j) As citações no texto devem ser transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta, de até três linhas, vindo incorporada ao parágrafo. No caso de citação direta, com mais de três linhas, deve seguir a formatação indicada na letra "e" deste item. Todas as referências ao longo do texto devem ser feitas no formato autor-data, conforme NBR10520, utilizando as notas de rodapé apenas para fins explicativos.
k) As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, conforme NBR6023. O descumprimento de quaisquer das condições expostas acima acarretará a rejeição sumária do artigo no processo de desk review.

5. À Comissão de Edição de texto da Revista Lampiar fica reservado o direito de proceder as revisões gramaticais e a adequação dos artigos às normas disciplinadas pela ABNT, caso seja necessário, no momento de publicação.

5.1. O processo de correção dos trabalhos submetidos iniciará após o encerramento do perí­odo de submissões disposto no edital em voga.

6. As diretrizes completas para envio de trabalhos científicos e artísticos podem ser conferidas no EDITAL Nº 03/2024 - SUBMISSÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E ARTÍSTICAS.

7. Prazo de Submissão prorrogado até o dia 08 de outubro de 2024, conforme ADITIVO DO EDITAL Nº 03/2024.

Modelos base para envio de artigos e resenhas:

Modelo de Artigo                                                                                                                                                                                        Modelo de Resenha

Artigo cientí­fico

Polí­tica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.