HERANÇA CULTURAL AFRICANA NO BRASIL:

Resgate e resistência frente ao apagamento histórico

Autores

  • Richelle Santos Souza
  • Deysiane Airiele Nunes de Oliveiras

Palavras-chave:

Perseverança, Etnia, África

Resumo

O artigo aborda a herança cultural africana no Brasil com foco especial no resgate e resistência frente ao apagamento histórico. Como se sabe, a herança cultural africana pátria é um elemento fundamental para a compreensão da identidade nacional. Desde a chegada dos africanos ao território brasileiro, suas tradições, saberes e práticas culturais foram incorporadas e transformadas, criando um rico mosaico cultural que caracteriza o país. Contudo, essa situação se torna ainda mais complexa ao se considerar que a história brasileira está marcada por longos períodos de escravidão, que procurou apagar as contribuições africanas. Sob esse viés, o artigo tem como objetivo central analisar como vem ocorrendo o gradativo processo sociocultural de resgate histórico das culturas africanas, no Brasil, e a construção da identidade nacional. O objetivo específico do trabalho consiste em elaborar um breve resgate da cultura afro-brasileira, a fim de compreender a problemática do branqueamento cultura e apagamento, tal como avaliar a importância dos movimentos de resistência objetivando amenizar essa histórica problemática. Metodologicamente, o estudo ampara-se em pesquisa exploratória utilizando-se de levantamento bibliográfico, bem como artigos científicos, doutrinas e disposições normativas. Ressalta-se que a hipótese defendida é a de que a cultura africana em terra brasileira, foi desde o início da colonização, silenciada, embranquecida e apagada, o que reforça a necessidade em torno da compreensão dessa herança cultural por ser essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, que respeite e celebre suas múltiplas origens.

Downloads

Biografia do Autor

Richelle Santos Souza

Graduanda de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Observatório de Direito Internacional do Rio Grande do Norte (OBDI). Integrante do Projeto de Extensão Motyrum Penitenciário. Estagiária da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

Deysiane Airiele Nunes de Oliveiras

Graduanda de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnica de nível médio em Marketing. Integrante da Liga de Direito à Saúde (LDS). Integrante do Projeto de Extensão Motyrum Penitenciário. Estagiária da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (DATANORTE).

Downloads

Publicado

2025-04-14

Edição

Seção

Linha 1 - O passado e as histórias apagadas: Resgate histórico e herança cultural no Brasil