Sobre a Revista
Ordenamento territorial
Geografia Urbana
Geografia Econômica
Geotecnologias e geoprocessamento
Geografia Agrária
Geografia Cultural
Hidrogeografia
Geografia Física
Ensino de Geografia
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos enviados ao site da Revista devem seguir as normas de publicação. Se estiverem adequados a estas normas serão encaminhados aos revisores que atuem na mesma área de específica do artigo submetido. A Comissão Editorial pode ainda recusar a publicação quando o trabalho não apresentar os méritos necessários. Após receber de volta os pareceres dos Revisores, o editor responsável envia o artigo aos autores, para que estes efetuem as correções demandadas. Os artigos científicos aceitos para publicação, depois de editorados, são enviados aos autores na forma de prova tipográfica para avaliação, via internet. A última versão apresentada deve ser devolvida para publicação.
Periodicidade
A periodicidade é fluxo continuo. Os itens da revista são publicados individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de ampla divulgação do conhecimento geográfico de forma democrática, buscando contribuir para mudanças positivas no âmbito da academia e na sociedade.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite í s mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Critérios Éticos sobre Plágio e Retratação
A Revista Pensar Geografia a adota uma posição neutra, com relação í s publicações, fazendo da mesma um veículo de divulgação de pesquisas e incentivo í discussão de tópicos pertinentes respectivos í s ciências ambientais, sem ater-se a questões políticas, religiosas ou quaisquer outros tópicos potencialmente controversos.
O ato de publicar um artigo científico demanda grande dedicação, responsabilidade e envolvimento da equipe multidisciplinar de editores especializados. Cada membro tem um papel importante no processo de avaliação e correção, com diversas obrigações para atender os padrões éticos esperados em todas as etapas, desde a submissão até a publicação do artigo.
O autor, por sua vez, tem a responsabilidade de creditar os indivíduos que significativamente contribuíram para a concepção do trabalho. Logo cada autor, deve ter a capacidade e a competencia de defender publicamente o trabalho submetido. Os casos de Plágio ocorrem quando um indivíduo utiliza o trabalho de um outro sem seu consentimento ou sem creditá-lo corretamente. O plágio pode ocorrer de forma literal, onde é feita a cópia direta palavra por palavra do conteúdo alheio, ou pode também ocorrer quando o texto é parafraseado, logo não são utilizadas as mesmas palavras, mas o conteúdo geral é o mesmo.
1. Questões Éticas
Responsabilidades dos editores
Lidar com as submissões de forma equilibrada, objetiva e justa, levando em conta apenas o mérito acadêmico. Desconsiderando por completo questões discriminatórias referentes a gênero, religião, política, etnia, geográfia, ou de qualquer outra natureza.
Adotar e seguir rigorosamente procedimentos apropriados no caso de queixas com relação a ética. Dar sempre aos autores a oportunidade de responder a qualquer tipo de reclamação e desentendimento.
Todas as queixas devem ser minunciosamente investigadas, independente da data de publicação, assim como toda documentação associada ao caso deve ser preservada, para elucidação de qualquer impasse.
Responsabilidades dos autores
Garantir que todo conteúdo do artigo seja original e de sua autoria. Manter registros fieis dos dados associados aos artigos submetidos e prover acesso a esse conteúdo, caso requisitado.
Deixar a revista ciente no caso de o artigo já ter sido publicado anteriormente, parcialmente ou na íntegra.
Declarar eventuais conflitos de interesse, como por exemplo num caso de concorrência real ou aparente que exerça influência sobre suas funções no processo de publicação.
Prontamente notificar o editor da revista no caso da verificação de um erro, cooperando com uma errata, adenda, retificação ou alguma outra forma de correção.
2. Procedimentos para lidar com comportamento antiético
Identificação
Caso sejam identificados, má conduta e comportamentos antiéticos, podem ser apontados ao editor da revista a qualquer momento e por qualquer pessoa.
No caso da denuncia de comportamento antiético se faz necessário fornecer provas da mesma, com informação suficiente que evidencie a má conduta, para que se inicie uma investigação. Todas as alegações são consideradas, até que uma decisão ou conclusão bem-sucedida seja alcançada.
Investigação
O editor da revista vai reunir as evidências fornecidas, consultar seus associados, caso julgue necessário, e realizar uma análise do caso, evitando espalhar alegações além daqueles que precisam saber.
Violações
Em um caso leve de má conduta, o autor será notificado e será discutida uma solução. Se tratando de um caso grave, o editor, em consulta com sua equipe, deve tomar a decisão de envolver ou outros indivíduos, examinando os próprios elementos de prova disponíveis para chegar a uma solução.
Resultados
Informar o autor ou editor onde parece haver um mal-entendido ou má aplicação das normas (podendo tornar-se mais enfática, caso recorrente).
Publicação de um aviso formal detalhando de falta de conduta.
Remoção formal da publicação da revista, em conjunto com resumo, informações de autoria, departamento, serviços, etc.
Imposição de um embargo formal í s contribuições de um indivíduo por um período definido.
Comunicação do caso e resultado para uma organização profissional ou autoridade superior para maior investigação e ação.
Uso e donwload dos artigos
Só é permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.