PIADAS MACHISTAS: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Francisca Janiele Buriti Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ivandilson Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O Discurso machista se reproduz de forma mais visí­vel em textos humorí­sticos que circulam de forma habitual nos meios de comunicação, sejam escritos ou orais, principalmente em sites de internet. Este trabalho busca revelar como se dá o funcionamento desse tipo de discurso nas piadas. Para que esse objetivo fosse alcançado foram coletadas anedotas a partir da busca da expressão "piadas machistas" em um site de busca. A fundamentação teórica foi desenvolvida à luz da Análise Crí­tica do Discurso (ACD) a partir das considerações de Fairclough (2001) e Meurer (2005) sobre as perspectivas que se têm construí­das sobre a análise de gêneros textuais e Wodak (2004), que fala sobre a sua origem. Além disso, temos como suporte fontes que tratam de teorias sobre as anedotas como em Possenti (1998), bem como outras fontes de outros autores. Os resultados da pesquisa apontam que as anedotas machistas são produzidas, distribuí­das e consumidas para estabelecerem os estereótipos que denegam a mulher, como também, manter a hegemonia na hierarquia homem-mulher na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Janiele Buriti, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em LETRAS (habilitação em Lí­ngua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Possui experiência em docência, principalmente, no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Atuou como diretora escolar - rede municipal de ensino de Itajá/RN (2013-2016). Atualmente é mestranda em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem/UERN, com ingresso em 2018.

Ivandilson Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraí­ba (hoje, Universidade Federal de Campina Grande) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. É doutor em Letras/Linguí­stica pela UFPE. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde atua no curso de Letras/Lí­ngua Inglesa, bem como no Mestrado (PROFLETRAS). Tem experiência na área de Linguí­stica, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Crí­tica do Discurso, discurso da mí­dia, design visual e linguagem publicitária.

Referências

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.
_____. Discurso e mudança social. Brasí­lia: Universidade de Brasí­lia, 2001.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crí­tica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 81-106.
MORAES, M. M. F. Humor, Machismo e Linguagem: a interdiscursividade entre o lúdico e o autoritário em piadas machistas. In: COSTA, N. B. (Org.). Práticas discursivas, exercí­cios analí­ticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
PEDROSA, C. E. F. .Análise Crí­tica do Discurso: do linguí­stico ao social no gênero midiático. 1. ed. Aracaju: EDUFS, 2008. v. 1. 2008.
POSSENTI, S. Os Humores da Lí­ngua. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
POSSENTI, Sí­rio. O humor e a lí­ngua. Ciência Hoje, v. 30 (176). Rio de Janeiro, SBPC. p. 72-74, 2001.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crí­tica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.
SOUZA-SANTOS, Boaventura. Introdução a uma ciência pós-moderna. 6. Ed. Porto: Afrontamento, 2002.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD: um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 233-243, 2004 [2001].
______. Introduction: Discourse studies – important concepts and terms. In: WODAK, R.; KRYÅ»ANOWSKY, M. (Ed.) Qualitative discourse analysis in the social sciences. London: Palgrave, 2008.
_____. Critical discourse analysis: history, agenda, theory and methodology. In: WODAK, R.; MEYER, M. (Ed.) Methods of Critical Discourse Analysis. 2. ed. London: Sage, 2009.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

BURITI, F. J. .; COSTA, I. PIADAS MACHISTAS: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 1, p. 46–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/1892. Acesso em: 6 jul. 2024.