LÍNGUAS EM CONTATO: O CODESWITCHING COMO FERRAMENTA PARA O RECONHECIMENTO DA COMPLEXIDADE LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL DA SURDEZ
Resumo
A educação de surdos, embora bastante discutida, ainda enfrenta dificuldades. Muitos teóricos da área da surdez defendem que os problemas de escolarização dos surdos estão muito mais relacionados í s metodologias de ensino tradicionais das escolas e à língua utilizada neste contexto do que com a própria surdez. Ao olharmos para a história de educação de surdos, percebemos que a determinação de uma língua ou outra para a educação desses alunos teve/tem implicações na criação e manutenção de representações sobre a surdez e a escolarização destes alunos. Neste sentido, este artigo tem por objeto discutir sobre as línguas (em uso) que permeiam o contexto sociolinguisticamente complexo da surdez e, a partir disto, salientar a necessidade de mais pesquisas que focalizem estas questões. Para isso, o conceito de codeswitching (GUMPERZ, 1982; AUER, 1995; MAHER, 2007; LIN, 2008; MENALI, 2009) aparece, neste artigo, como uma ferramenta que pode permitir maior visibilidade para o que (na realidade) pode acontecer com estas várias línguas que estão em contato na comunicação dos surdos, seja em uma interação entre surdos ou entre surdos e ouvintes. Assim, a análise de excertos de material coletado por meio de uma pesquisa de cunho etnográfico indicou que os conceitos de codeswitching e codeconcurrency se mostraram válidos para visibilizar as práticas linguísticas deste contexto.
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