O INTRUSO, DE H.P. LOVECRAFT: UMA ANÁLISE DO GÓTICO

Autores/as

  • Emí­lio Soares Ribeiro
  • Jorge Witt de Mendonça Júnior

Palabras clave:

Gótico, O intruso, Lovecraft

Resumen

O gótico permeia obras literárias até os dias de hoje e tem sido definido de acordo com a ênfase na exploração da estética do medo e a relação entre realidade e fantasia. Foi com Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937) que o gênero se desenvolveu de forma mais bem delimitada e ganhou contornos mais definidos, pois, além de ter produzido uma grande quantidade de contos góticos, criando seu próprio subgênero, o chamado Horror Cósmico, o autor teorizou sobre a literatura de horror, publicando suas idéias no ensaio Horror Sobrenatural em Literatura, em 1927. Entre os contos góticos escritos por Lovecraft está O Intruso (1926), obra em primeira pessoa que narra uma passagem da vida de um indiví­duo solitário e de sua tentativa de fuga do castelo no qual vivia prisioneiro. O presente trabalho se propôs a realizar uma análise da constituição gótica da referida obra do autor americano. Com base em discussões teóricas sobre a literatura gótica a partir de autores como Goddu (2000), Hogle (2002), Lovecraft (2005) e Savoy (2002), a pesquisa destacou, no conto em análise, a utilização do conceito de Uncanny e a condição trágica de isolamento do protagonista e seu caráter duplo, entre outros aspectos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emí­lio Soares Ribeiro

Doutorando em Estudos Linguí­sticos pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto. Mestre em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Assistente da UERN.

Jorge Witt de Mendonça Júnior

Graduando em Letras - Inglês pela UERN.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

RIBEIRO, E. S. .; MENDONÇA JÚNIOR, J. W. de . O INTRUSO, DE H.P. LOVECRAFT: UMA ANÁLISE DO GÓTICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 108–122, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/77. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Tantas Letras