EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FAZER DOCENTE EM UMA ESCOLA DE PAU DOS FERROS-RN
Palavras-chave:
Estrutura Física, Recursos Materiais, Fazer Docente, Educação FísicaResumo
Diversos elementos estão implicados na atividade docente e que podem facilitar ou dificultar o êxito educacional, no entanto, para garanti-los é preciso que se forneça o máximo de condições possíveis sendo que a ausência dessas pode tornar a prática pedagógica ineficiente. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo analisar, a partir da ótica do professor de Educação Física de uma escola do município de Pau dos Ferros-RN, a estrutura física e material no espaço em que atua, ponderando sobre as implicações destas para sua prática pedagógica. Essa pesquisa trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa aconteceu em uma escola da rede pública da cidade de Pau dos Ferros-RN, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada, a qual foi composta por perguntas abertas, direcionadas a um dos professores de Educação Física da escola. Nos resultados identificamos a partir das informações repassadas pelo professor o conhecimento das condições de trabalho; as circunstâncias desfavoráveis para a realização das aulas; as condições físicas e de espaços para desenvolver as aulas de Educação Física, bem como a ausência de materiais considerados como básicos; as improvisações feitas pelo para que os alunos não deixem de aprender o conteúdo. Por fim, entendemos que há a necessidade de se atentar para a problemática das condições do trabalho docente e refletir sobre as implicações dessas no fazer docente em Educação Física escolar. Um olhar atento sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos, professores e pessoas que constituem o ensino no Brasil precisa existir, assim como ações concretas que possibilitem construirmos cada vez mais uma educação de melhor qualidade.