SUJEITOS, PERCEPÇÃO E ARTE
A BONITEZA DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.59776/2358-243X.2023.5142Palavras-chave:
Ação docenteResumo
Esta é a Cartografia perceptiva[1] biográfica inscrita sobre a atuação de um professor, escritor e contador de história na atuação do exercício da arte literária para a estética da condição humana sob o olhar docente e sua bonitez[2]a. Tem como objeto narrar o devaneio poético do agir pedagógico cotidiano implicado nas trocas de saberes, e na sedução para a formação do leitor receptivo, crítico, em devir degustativo textual implicado na cosmopercepção – espaço/tempo dialógico entre sujeitos da enunciação. É um recorte referendado no método (auto)biográfico das ciências socias, verossímil ao entendimento de um fenômeno social envolvendo as parlapatices[3] dos sentidos memorativos do sujeito da enunciação emergidos da introspeção ou provocados pelos estímulos ambientais. Uma pesquisa embasa no referencial teórico eclético, mas que provocam o diálogo acerca dos elementos envolvidos para a compreensão do que está subentendido nas entre linhas. É da narrativa oral corporificada na pesquisa-Formação, ressonando nas etapas de atividades reflexivas e interpretativa dissecada no relato de vida do ser de educação, sua re-existência e atuação performativa didático-metodológica. É um recorte afinado com o sujeito da enunciação em busca de si e dos seus confrontos paradoxais para um pensar e um sentir embasado na descoberta do texto literário, sua arte e os confrontos com as personagens arraigadas de verossimilhanças e de mimese. Uma poética densa e condensada no aparato entre realidade e ficção. Desta forma, passa a ser um registro de pertencimento para a articulação artística atravessada nas subjetividades do ser-sujeito-no-mundo como também para se estabelecer o diálogo na quebra dos silêncios estabelecidos nas obras literárias, uma perspectiva de trazer o corpo, sua corporeidade performativa e a voz na palavra sita/lida para um processo de ensino e aprendizagem no viés do agir pedagógico para uma ação-reflexão-ação em sala de aula, para a vida, no entrelaçamento da construção do pensamento crítico e articulado do ser da aprendizagem em diálogo com o ser de pesquisa e seus devaneios.
[1] Termo ressignificado por mim – sujeito pesquisador – para designar a ideia de contextualizar o sentido da palavra no texto. Aqui, uso como unidade sociocomunicativa como processo de pesquisa e produção sociopoética.
[2] Paulo Freire (1996), Pedagogia da Autonomia.
[3] Paul Zumthor (2018), Performance, recepção e Leitura.