PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Mádson Morais da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF
  • Dandara Queiroga de Oliveira Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF https://orcid.org/0000-0003-4148-3347

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6747

Palavras-chave:

prática pedagógica, aventura, natureza, educação física escolar

Resumo

Esse trabalho objetiva compreender como está sendo abordado o conteúdo de Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma revisão bibliográfica. As buscas foram realizadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo a partir das palavras-chave “aventura”, “natureza” e “escola”. Para discussão foram elencados os tópicos correspondentes, sempre considerando os aspectos relacionados ao trato das PCAN na Educação Física escolar, a saber: os desafios para a inserção das práticas nas aulas de Educação Física escolar; modalidades de PCAN mais utilizadas nas aulas de Educação Física escolar; Interdisciplinaridade e Educação Ambiental; formas de avaliação sobre as PCAN; inclusão de pessoas com deficiência. Conclui-se que, considerando as informações levantadas nesse estudo bibliográfico, as PCAN estão inseridas no contexto escolar apesar das dificuldades enfrentadas em suas diferentes manifestações, proporcionando vivências diversificadas de aprendizado para os estudantes da educação básica, promovendo conhecimento interdisciplinar, bem como a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF

Professora Assistente do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Licenciada e mestra em Educação Física, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) pela UFRN. Membro dos Grupos de Pesquisas: Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Educação Física, Sociedade e Saúde (GPEFSS/UERN). 

Downloads

Publicado

2025-06-21 — Atualizado em 2025-06-22

Versões

Edição

Seção

Artigos