PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6747Palavras-chave:
prática pedagógica, aventura, natureza, educação física escolarResumo
Esse trabalho objetiva compreender como está sendo abordado o conteúdo de Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma revisão bibliográfica. As buscas foram realizadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo a partir das palavras-chave “aventura”, “natureza” e “escola”. Para discussão foram elencados os tópicos correspondentes, sempre considerando os aspectos relacionados ao trato das PCAN na Educação Física escolar, a saber: os desafios para a inserção das práticas nas aulas de Educação Física escolar; modalidades de PCAN mais utilizadas nas aulas de Educação Física escolar; Interdisciplinaridade e Educação Ambiental; formas de avaliação sobre as PCAN; inclusão de pessoas com deficiência. Conclui-se que, considerando as informações levantadas nesse estudo bibliográfico, as PCAN estão inseridas no contexto escolar apesar das dificuldades enfrentadas em suas diferentes manifestações, proporcionando vivências diversificadas de aprendizado para os estudantes da educação básica, promovendo conhecimento interdisciplinar, bem como a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física.
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- 2025-06-22 (2)
- 2025-06-21 (1)