O TRATO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6747Palavras-chave:
prática pedagógica, aventura, natureza, educação física escolarResumo
Essa pesquisa objetiva compreender como está sendo abordado o conteúdo de práticas corporais de aventura na natureza (PCANs) nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, se caracterizando como uma revisão bibliográfica narrativa. As buscas foram realizadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo a partir das palavras-chave “aventura”, “natureza” e “escola”. Para discussão foram elencados os tópicos correspondentes aos aspectos relacionados ao trato das PCANs nas aulas de Educação Física escolar, se materializando em: Os desafios para a inserção das PCANs nas aulas de Educação Física escolar; Modalidades de PCANs mais utilizadas nas aulas de Educação Física escolar; Interdisciplinaridade e Educação Ambiental nas aulas de PCANs; Formas de avaliação nas aulas de PCANs na Educação Física escolar; Inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de PCANs. Conclui-se que as PCANs estão inseridas no contexto escolar apesar das dificuldades enfrentadas em suas diferentes manifestações, proporcionando vivências diversificadas de aprendizado para os estudantes da educação básica, promovendo conhecimento interdisciplinar, bem como a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física.
