Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-06-21. Leia a versão mais recente.

O TRATO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA

Autores

  • Mádson Morais da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF
  • Dandara Queiroga de Oliveira Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF https://orcid.org/0000-0003-4148-3347

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6747

Palavras-chave:

prática pedagógica, aventura, natureza, educação física escolar

Resumo

Essa pesquisa objetiva compreender como está sendo abordado o conteúdo de práticas corporais de aventura na natureza (PCANs) nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, se caracterizando como uma revisão bibliográfica narrativa. As buscas foram realizadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo a partir das palavras-chave “aventura”, “natureza” e “escola”. Para discussão foram elencados os tópicos correspondentes aos aspectos relacionados ao trato das PCANs nas aulas de Educação Física escolar, se materializando em: Os desafios para a inserção das PCANs nas aulas de Educação Física escolar; Modalidades de PCANs mais utilizadas nas aulas de Educação Física escolar; Interdisciplinaridade e Educação Ambiental nas aulas de PCANs; Formas de avaliação nas aulas de PCANs na Educação Física escolar; Inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de PCANs. Conclui-se que as PCANs estão inseridas no contexto escolar apesar das dificuldades enfrentadas em suas diferentes manifestações, proporcionando vivências diversificadas de aprendizado para os estudantes da educação básica, promovendo conhecimento interdisciplinar, bem como a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Pau dos Ferros - CAPF

Professora Assistente do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Licenciada e mestra em Educação Física, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) pela UFRN. Membro dos Grupos de Pesquisas: Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Educação Física, Sociedade e Saúde (GPEFSS/UERN). 

Downloads

Publicado

2025-06-21

Versões

Edição

Seção

Artigos