CHAMADA PARA DOSSIÊ: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica

2025-05-21

Este dossiê receberá contribuições, no formato de artigos, que versam sobre os desdobramentos das políticas curriculares no trabalho educativo. Exemplifica-se o processo de materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, no contexto brasileiro, repercute nos currículos estaduais e municipais, os quais têm uniformizado o trabalho educativo e obliterado as intencionalidades político-pedagógicas da ação docente na educação básica.

Em síntese, por meio dos textos serão analisadas as políticas educacionais e curriculares e o seu impacto na gestão escolar e no trabalho educativo. Também serão contemplados estudos que tratam das manifestações de resistência em comunidades escolares — gestores(as), docentes e estudantes —, além daqueles que problematizam os principais conceitos presentes nessas políticas educacionais e curriculares.

Prazo para submissões: 20/07/2025

 

Marcos Vinicius Francisco (UEM)
Ricardo Eleutério dos Anjos (UFCAT)
Rodrigo Lima Nunes (UFMS)