LEIS, FALA E COMPARAÇÃO: a América Latina no contexto escolar brasileiro e espanhol

Autores

  • Léia Adriana da Silva Santiago
  • Joan Pagès Blanch

Palavras-chave:

América Latina, Propostas Curriculares, Professores

Resumo

Este artigo busca refletir e compreender o que tem sido selecionado e veiculado como conteúdos sobre a América Latina, no ensino de História e Ciências Sociais, no Brasil e na Espanha, intencionando perceber se estes têm contribuí­do ou não para a formação de uma consciência histórica e cidadã. Nesse sentido, o texto traz a análise das propostas curriculares e legislações educacionais brasileiras e espanholas promulgadas a partir da segunda metade do século XIX, assim como, de um questionário respondido por dezesseis professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental brasileiro e na Educação Secundária espanhola. As conclusões sinalizam que o lugar da América Latina foi bastante restrito, nas legislações mencionadas e que a realização de um trabalho mais articulado sobre a América Latina fica comprometida, em decorrência dos poucos dos conteúdos que são expostos na sala de aula, tornando de certa forma evidente, que a construção de uma consciência histórica e cidadã, no contexto da sala de aula, ainda carece de um longo percurso.

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Publicado

2020-03-17

Como Citar

Léia Adriana da Silva Santiago, & Joan Pagès Blanch. (2020). LEIS, FALA E COMPARAÇÃO: a América Latina no contexto escolar brasileiro e espanhol . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(9). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1005