O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL

Autores

  • Verônica Maria de Araújo Pontes
  • Fernando Fraga Azevedo

Palavras-chave:

Formação leitora, Leitura, Formação Docente

Resumo

Esse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois paí­ses na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários paí­ses do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domí­nio de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Verônica Maria de Araújo Pontes, & Fernando Fraga Azevedo. (2020). O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(9). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)