PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: os desafios na escolha dos livros didáticos de matemática

Autores

  • Marcos Aurélio Alves e Silva
  • Tânia Maria Goretti Donato Bazante

Palavras-chave:

Formação docente, Livro didático, PNLD, Profissionalização docente, Saberes docentes

Resumo

O trabalho proposto tem como objetivo principal analisar os saberes docentes dos professores de Matemática que participaram do processo de escolha dos Livros Didáticos inscritos no Guia do Livro Didático para o Programa Nacional do Livro Didático- PNLD 2017, trazendo como fundamentação teórica a profissionalização docente nas discussões sobre formação e saberes docentes. A metodologia empregada na pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada a qual foi realizada com os docentes que participaram do processo de escolha do Livro Didático. Para tratar os dados coletados utilizamos a análise de conteúdo por meio do procedimento da categorização. Acredita-se que o trabalho contribuirá com o debate da formação dos professores de Matemática e os saberes necessários para a organização do processo de ensinoaprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Marcos Aurélio Alves e Silva, & Tânia Maria Goretti Donato Bazante. (2020). PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: os desafios na escolha dos livros didáticos de matemática . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1599