UM RECORTE SOBRE A PERCEPÇÃO E O TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ricardo Costa Brião
  • Claudete da Silva Lima Martins
  • Diana Paula Salomão de Freitas

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação continuada, Construção coletiva

Resumo

O presente trabalho mostra práticas pedagógicas desenvolvidas em oficinas temáticas interdisciplinares em escola estadual de Bagé – RS na perspectiva de pesquisa-ação. As oficinas temáticas foram construí­das e executadas de forma colaborativa no primeiro semestre de 2017. Os objetivos da pesquisa foram: mapear a existência de práticas interdisciplinares, discutir a interdisciplinaridade na forma de formação continuada de professores e construir uma proposta aplicada em estudantes do Ensino Fundamental e estudantes de Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Existe a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, mas, porém, a mantenedora precisa fornecer os elementos essenciais básicos a sua execução: espaços de diálogo e planejamento na forma de construção coletiva. A experiência com trabalho integrado pode ser um caminho até a interdisciplinaridade, pois favorece a interação, mas é necessária a construção de vivências interdisciplinares pois assim, pode-se amadurecer coletivamente este ideal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Ricardo Costa Brião, Claudete da Silva Lima Martins, & Diana Paula Salomão de Freitas. (2020). UM RECORTE SOBRE A PERCEPÇÃO E O TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1603