RUBRICAS: um importante instrumento para correção de desempenho discente

Autores

  • Ana Paula do Carmo Marcheti

Resumo

Corrigir atividade avaliativa e quantificar o conhecimento não é fácil, principalmente em salas com número significativo de alunos. A fim de facilitar esse processo e ao mesmo tempo padronizar criterios do inicio ao fim, do primeiro ao ultimo aluno, de forma justa pode se utilizar-se de rubrica.  Por meio delas constrói-se critérios não apenas de correção, mas também de orientação discentes de forma clara, direcionadas e focadas ao esclarecer o que é esperado (conhecimento, competência, habilidades e atitudes).  Construir rubrica não é atividade fácil e deve acontecer junto com o planejamento do modelo da avaliação, por isso ela é considerada não apenas uma ferramenta de correção, mas também de dimensionamento de objetivo e formato (projeto, prova, oralidade, etc.) do que será solicitado.  Neste artigo, embasado em experiencia prática de utilização e em pesquisas da autora é definido o conceito e possiveis modelos de utilizaçao de rubricas para correções e construções mais coerentes e objetivas de atividades avaliativas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Ana Paula do Carmo Marcheti. (2020). RUBRICAS: um importante instrumento para correção de desempenho discente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1607