RUBRICAS: um importante instrumento para correção de desempenho discente
Resumo
Corrigir atividade avaliativa e quantificar o conhecimento não é fácil, principalmente em salas com número significativo de alunos. A fim de facilitar esse processo e ao mesmo tempo padronizar criterios do inicio ao fim, do primeiro ao ultimo aluno, de forma justa pode se utilizar-se de rubrica. Por meio delas constrói-se critérios não apenas de correção, mas também de orientação discentes de forma clara, direcionadas e focadas ao esclarecer o que é esperado (conhecimento, competência, habilidades e atitudes). Construir rubrica não é atividade fácil e deve acontecer junto com o planejamento do modelo da avaliação, por isso ela é considerada não apenas uma ferramenta de correção, mas também de dimensionamento de objetivo e formato (projeto, prova, oralidade, etc.) do que será solicitado. Neste artigo, embasado em experiencia prática de utilização e em pesquisas da autora é definido o conceito e possiveis modelos de utilizaçao de rubricas para correções e construções mais coerentes e objetivas de atividades avaliativas