VIOLÊNCIA ESCOLAR: concepções e estratégias docentes

Autores

  • Erivelton Nunes de Almeida
  • Laví­nia Maria Silva Queiroz

Resumo

Este artigo discute os sentidos atribuí­dos pelos professores ao fenômeno da violência escolar. A partir da análise das falas de três professores, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa objetiva analisar as ressignificações do termo violência escolar a partir de uma relação com o contexto escolar, buscando entender como os professores lidam com esse fenômeno na prática docente. Ademais, defendemos, com base em Lopes (2012), que os significados de violência são resultados de demandas e negociações polí­ticas construí­dos contextualmente. Teoricamente, dialoga com uma base que prima pelo descentramento conceitual, principalmente com Laclau (2011) e Lopes (2012), do termo violência, que assume diversos significados construí­dos no contexto da prática. Vimos que os fenômenos considerados violentos variam de acordo com os interesses e subjetivação dos docentes em estreita relação com o contexto escolar, e que são construí­dos por meio de conflitos e interesses aflorados discursivamente

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Erivelton Nunes de Almeida, & Laví­nia Maria Silva Queiroz. (2020). VIOLÊNCIA ESCOLAR: concepções e estratégias docentes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1614