METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma revisão de literatura
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma revisão de literatura com o objetivo de analisar as produções acadêmico-científicas relacionadas à Resolução de Problemas (RP), publicadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017. Foram encontrados 4519 artigos sendo que destes somente 43 tratam da metodologia de Resolução de Problemas. A análise qualitativa destes trabalhos possibilitou emergir categorias de análise as quais revelaram que a RP vem sendo associada à prática de experimentos investigativos e simulações computacionais, e que há uma tendência da RP ser tratada nas formações iniciais e continuada de professores. Os artigos publicados no ENPEC referentes à Resolução de Problemas do Ensino Básico e Superior na área de Ciências da Natureza mostram que há uma busca em demonstrar a importância da utilização desta metodologia e também de aprimorar as formações tanto inicial quanto continuada para uma melhoria na qualidade do ensino. Nesta perspectiva, os resultados sinalizam como um campo de conhecimento ainda a ser mais pesquisado, particularmente envolvendo professores em exercício e futuros professores de Ciências da Natureza.