A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA

Autores

  • Luana Santana Góis
  • Georges Souto Rocha

Resumo

Este artigo objetiva analisar as ações dos gestores do IFBA frente aos altos í­ndices de evasão escolar apontados, visto que as práticas e decisões dos dirigentes geram repercussões significativas na trajetória dos estudantes e, por isso, seu exercí­cio profissional deve ser alicerçado na democracia e justiça social. Por ter um caráter polí­tico e social, apenas um trabalho comprometido que articule todos os segmentos da comunidade escolar pode construir uma dinâmica de enfrentamento da evasão, já que ela afeta o aluno e se estende à sua famí­lia e à sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. A análise realizada mostrou que, embora o IFBA tenha em sua organização mecanismos que podem contribuir para uma gestão efetivamente democrática, há um longo caminho a percorrer, sobretudo quanto à inclusão dos coletivos escolares nos processos de tomada de decisões, de forma que todos se sintam envolvidos e responsáveis pelos resultados conquistados.

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

Luana Santana Góis, & Georges Souto Rocha. (2020). A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(14). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1682