A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA
Resumo
Este artigo objetiva analisar as ações dos gestores do IFBA frente aos altos índices de evasão escolar apontados, visto que as práticas e decisões dos dirigentes geram repercussões significativas na trajetória dos estudantes e, por isso, seu exercício profissional deve ser alicerçado na democracia e justiça social. Por ter um caráter político e social, apenas um trabalho comprometido que articule todos os segmentos da comunidade escolar pode construir uma dinâmica de enfrentamento da evasão, já que ela afeta o aluno e se estende à sua família e à sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. A análise realizada mostrou que, embora o IFBA tenha em sua organização mecanismos que podem contribuir para uma gestão efetivamente democrática, há um longo caminho a percorrer, sobretudo quanto à inclusão dos coletivos escolares nos processos de tomada de decisões, de forma que todos se sintam envolvidos e responsáveis pelos resultados conquistados.