UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM

Autores

Palavras-chave:

Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica

Resumo

Um jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do ní­vel médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de quí­mica. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro José dos Santos, UESPI

Licenciado em Quí­mica Pela Universidade Estadual do Piauí­ / Piripiri

Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira

Licenciado em Quí­mica pela Universidade Estadual do Piauí­

Gizeuda de Lavor da Paz, UESPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Quí­mica pela Universidade Estadual do Piauí­ (2010), tecnologia em comércio exterior pela FATEC internacional (2008), mestrado em Quí­mica (Fí­sico-Quí­mica) pela Universidade Federal do Piauí­ (2013) e doutorado em Ciências (Quí­mica Inorgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Tem experiência na área de Quí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Quí­mica, Peneiras moleculares (MCM-41), silicatos lamelares (magadiita) e desidratação/desidrogenação de etanol monitorada por FTIR in situ. Foi professora substituta da UFPI (CTBJ), UFMA (São Bernardo) e UEMA (Coelho Neto). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Estadual do Piauí­.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Alessandro José dos Santos, Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira, & Gizeuda de Lavor da Paz. (2021). UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863