O USO DO CELULAR EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO

panorama e direcionamentos

Autores

Resumo

Na sociedade contemporânea, o celular ganhou um ní­tido lugar de destaque na vida das pessoas, seja para o trabalho, comunicação ou entretenimento. O aparelho tem um grande potencial como ferramenta didática, podendo auxiliar professores e alunos, porém é também um instrumento de diversão e muita distração. Neste trabalho analisamos qualitativamente as opiniões e reflexões dos professores quanto ao uso do celular em sala de aula, a fim de que pudéssemos entender o cenário atual e gerar reflexões sobre as possibilidades assertivas e os limites, para que se tenha um uso adequado das ferramentas que podem ser usadas no ambiente escolar a fim de facilitar a aprendizagem. O método utilizado no presente trabalho para obtenção dos dados foi uma entrevista presencial de natureza qualitativa, com um propósito descritivo. A pesquisa constata que professores e alunos não estão preparados para usar o celular como ferramenta auxiliar para o ensino atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Possui graduação em Licenciatura em quí­mica pela Universidade Federal do Maranhão (2020)

Vilma Bragas de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Possui graduação em Licenciatura em quí­mica pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), graduação em Quí­mica Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Microbiologia Agrí­cola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). é pós doutora pelo Instituto Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professora Adjunto II do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Quí­mica da Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas em Ensino de Quí­mica, com ênfase em Novas Tecnologias Educacionais, Avaliação da Aprendizagem e Recursos Didáticos.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Antonio José Costa dos Santos, & Vilma Bragas de Oliveira. (2020). O USO DO CELULAR EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO : panorama e direcionamentos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2150