LIÇÕES DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA

Potencialidades para aliar literatura ao ensino de ciências

Autores

Resumo

Este estudo objetiva mostrar as potencialidades do uso das personagens infantis Emí­lia e Visconde de Sabugosa, presentes nas obras A reforma da natureza (1954) e A chave do tamanho (1957) relativas ao Sí­tio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Para tanto, foram identificados trechos em que estes personagens levantaram discussões e observações sobre evolução, relações ecológicas, anatomia humana e métodos cientí­ficos. O presente trabalho encontra-se embasado na Teoria do Pensamento Complexo. Esperamos com esse trabalho despertar os professores de educação básica para as possí­veis contribuições que as personagens Emí­lia e Visconde de Sabugosa, especialmente nas narrativas presentes nas obras acima citadas, podem acrescentar ao ensino de ciências e biologia, tendo em vista a aproximação das obras literárias como recurso complementar ao uso dos tradicionais livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Moreira de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Campus Salinas (2017). Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Candido Mendes(2018). Atualmente cursa mestrado no programa de Pós-graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista . 

Renato Pereira de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Formação acadêmica em Educação Fí­sica e Fisioterapia no Rio de Janeiro. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na cidade de Vitória da Conquista e autor do livro "Frankenstein, o Prometeu Moderno. Ciência , literatura e educação", publicado pela Editora Livraria da Fí­sica. Estuda e pesquisa as diferentes estratégias para produção do conhecimento e a teoria do pensamento complexo, visando a formação de professores das ciências (biologia, fí­sica, quí­mica e matemática) na educação básica .

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Moreira de Almeida, K. C., & Renato Pereira de Figueiredo. (2020). LIÇÕES DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA : Potencialidades para aliar literatura ao ensino de ciências. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2200