CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER

relatos de ações educacionais no ensino ciências

Autores

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização cientí­fica

Resumo

Reconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos crí­ticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao conví­vio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, ví­deo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino,  despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Rabelo de Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARí

Graduada em Engenharia de Alimentos, Mestre em Tecnologia de Alimentos e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora Institucional do Programa PIBID. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará-UECE e docente permanente do Mestrado profissional em Ensino de Ciências- PROFBIO. E-mail:Jaqueline.lima@uece.br/ORCID - https://orcid.org/0000-0002-9840-8148

Nilson de Souza Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação - na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Assistente da UECE e docente permanente do  Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (Profbio/UECE). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência (Pibid) da UECE.

Rayslane Torres Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE / Faculdade de Educação de Crateús - FAEC (2019). Foi bolsista do projeto de extensão Novos Talentos, no qual foram realizadas atividades extracurriculares voltadas para o ensino de Ciências, interligando universidade e escolas da rede pública do municí­pio de Crateús - Ceará. 

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

de Lima, J. R. ., Cardoso, N. de S., & Rodrigues, R. T. (2021). CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612