USO DE FONTE SONORA PARA PUBLICIDADE EM REGIíO URBANA RESIDENCIAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de fí­sica; Formação cidadã; Artefato tecnológico; Publicidade com som audí­vel; Fonte sonora

Resumo

Analisa-se a exposição sonora produzida por veí­culos de publicidades sobre a população de um bairro de São Luí­s (MA). Identificam-se as principais fontes sonoras utilizadas nas publicidades, a partir de um questionário elaborado com base nos pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e aplicado a moradores do bairro; entrevista-se um dos condutores de veí­culos de publicidade; e realizam-se medições dos ní­veis sonoros em uma residência do bairro. Constataram-se equipamentos sonoros em uso como difusores de publicidades em vias públicas, de forma sistemática e sem mecanismo de controle quanto à intensidade do som e aos horários veiculados, causando desconfortos para os habitantes. Discute-se o papel da formação cidadã como possibilidade de o indiví­duo se posicionar em debates públicos sobre o uso de instrumentos tecnológicos para intervir na decisão sobre a produção desses instrumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Santos da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Silvete Coradi Guerini, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em licenciatura (1995), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Fí­sica da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Fí­sica, com ênfase em estados eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais, teoria do funcional da densidade. Também atuando na área de Ensino de Fí­sica, nas linhas de pesquisas: I- Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática; II Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora (1996), mestra (1988) e graduada (bacharelado-1982 e licenciatura-1983) em fí­sica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de fí­sica junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Departamento de Fí­sica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem experiência em ensino de fí­sica no ní­vel superior e no ní­vel médio, coordena o grupo Pesquisa em Ensino de Ciência (gPEC) e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de fí­sica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM (stricto sensu) da Universidade Federal do Maranhão. 

 

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Santos da Costa, E., Coradi Guerini, S. ., & Alves Lima, M. C. . (2021). USO DE FONTE SONORA PARA PUBLICIDADE EM REGIíO URBANA RESIDENCIAL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2694