USO DE FONTE SONORA PARA PUBLICIDADE EM REGIíO URBANA RESIDENCIAL
Palavras-chave:
Ensino de física; Formação cidadã; Artefato tecnológico; Publicidade com som audível; Fonte sonoraResumo
Analisa-se a exposição sonora produzida por veículos de publicidades sobre a população de um bairro de São Luís (MA). Identificam-se as principais fontes sonoras utilizadas nas publicidades, a partir de um questionário elaborado com base nos pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e aplicado a moradores do bairro; entrevista-se um dos condutores de veículos de publicidade; e realizam-se medições dos níveis sonoros em uma residência do bairro. Constataram-se equipamentos sonoros em uso como difusores de publicidades em vias públicas, de forma sistemática e sem mecanismo de controle quanto à intensidade do som e aos horários veiculados, causando desconfortos para os habitantes. Discute-se o papel da formação cidadã como possibilidade de o indivíduo se posicionar em debates públicos sobre o uso de instrumentos tecnológicos para intervir na decisão sobre a produção desses instrumentos.