JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUIMICA

Autores

Palavras-chave:

Jogos de Linguagem; Ensino de Quí­mica; Significação; Ensino Médio

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo sobre como alunos de primeiro ano de ensino médio elaboram significados a partir de uma atividade de jogo colaborativo do tipo quiz em uma unidade didática sobre ácidos e bases de Arrhenius. Para tanto, coletamos dados de áudio e ví­deo de um grupo de alunos do noroeste do interior de São Paulo nas atividades de ensino, transcrevemos as falas e as categorizamos. Para fundamentar a discussão, apresentamos as concepções de Wittgenstein sobre a noção de jogos de linguagem. Observamos que grupos de estudantes com médias menores tenderam a participar mais das discussões sobre o tema durante o jogo, e que utilizaram jogos de linguagem mais complexos de forma similar aos grupos com maiores médias.

Downloads

Biografia do Autor

Jackson Gois, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Quí­mica (USP-SP) e Doutorado em Educação (USP-SP). É docente do Departamento de Educação da UNESP de São José do Rio Preto (IBILCE/UNESP).

Juliane Rocha Santana Melo, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Quí­mica pelo IBILCE/UNESP e pela Universidade de Coimbra em Portugal (graduação sanduí­che) e Mestrado em Ensino e Processos Formativos (Interunidades UNESP).

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Gois, J., & Rocha Santana Melo, J. (2021). JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUIMICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2820