LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Sexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.Resumo
Partimos da premissa de que sexualidade e gênero são questões que abarcam pontos de vista social, histórico e cultural. Em pesquisa qualitativa, este trabalho pretendeu compreender discursos de professoras de Ciências e Biologia de escolas públicas de Sorocaba–SP sobre o tema. Buscamos investigar em quais perspectivas pautam suas práticas e como constroem as abordagens para a educação sexual. Os resultados apontam para dispositivos, como valores e convicções da gestão e de alunas e alunos de ordem religiosa e moral sobre sexualidade e gênero, que funcionam como algo a ser lidado. A ausência de formação causa angústia, pois sentem a necessidade de uma abordagem plural, mas não se consideram preparadas. Em vista disso, e apesar das dificuldades, foram explicitadas estratégias de resistência construídas pelas educadoras; com realizações de projetos e atividades que consideram a temática de modo amplo e democrático.