PRODUÇÃO DE TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O POSICIONAMENTO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

Palavras-chave:

BNCC; Ciências da Natureza; Polí­ticas Públicas; Currí­culo

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar o processo conturbado de construção das versões da BNCC e o posicionamento de sociedades nacionais de Ciências da Natureza (CN) frente à elaboração do documento da área. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à análise documental do referencial teórico sobre as versões da BNCC, das próprias versões do documento e das notas publicadas por sociedades da área de CN. A fim de refinar essa análise, utilizou-se a abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Polí­ticas. Percebeu-se a influência do contexto polí­tico-social na construção das versões da Base, que resultaram em versões com diferentes concepções educacionais. Ademais, observou-se a resistência das sociedades da área de CN ao formato da Base, em especial a etapa do EM que reduz o acesso ao conhecimento, por meio dos itinerários formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM).

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM).

Micheli Bordoli Amestoy, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educa-ção em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM).

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, & Micheli Bordoli Amestoy. (2021). PRODUÇÃO DE TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O POSICIONAMENTO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2836