PRODUÇÃO DE TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O POSICIONAMENTO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Palavras-chave:
BNCC; Ciências da Natureza; Políticas Públicas; CurrículoResumo
Este texto tem como objetivo apresentar o processo conturbado de construção das versões da BNCC e o posicionamento de sociedades nacionais de Ciências da Natureza (CN) frente à elaboração do documento da área. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à análise documental do referencial teórico sobre as versões da BNCC, das próprias versões do documento e das notas publicadas por sociedades da área de CN. A fim de refinar essa análise, utilizou-se a abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas. Percebeu-se a influência do contexto político-social na construção das versões da Base, que resultaram em versões com diferentes concepções educacionais. Ademais, observou-se a resistência das sociedades da área de CN ao formato da Base, em especial a etapa do EM que reduz o acesso ao conhecimento, por meio dos itinerários formativos.